Share Button

A Editora Novatec mais uma vez traz um excelente livro não apenas para o público nerd e geek, mas também para aqueles que possuem o interesse de mergulhar no universo da tecnologia. Dessa vez, a editora teve o prazer de lançar um guia de programação para crianças maiores de 10 anos (e seus pais) baseado no game Minecraft.

Muitas pessoas aprendem outras línguas jogando videogame, porque não aprender também programação? Aprenda a programar com Minecraft, do autor Craig Richardson, parte do conceito de que é possível aprender se divertindo para ensinar programação e lógica de programação para crianças. O livro utiliza a linguagem Python para construir e personalizar o game, criando minigames, duplicando casas e transformando blocos comuns em ouro.

Mesmo sem ser um expert em Minecraft é possível aprender a programar utilizando lições simples de Python mostradas no livro, partindo de conceitos básicos da linguagem até que o leitor adquira mais conhecimento. E você aí pensando que Minecraft é apenas um jogo…

Aprenda a programar com Minecraft

Imagem: Editora Novatec

Com 360 páginas, Aprenda a programar com Minecraft realmente busca ensinar de maneira simples, pois sua linguagem é bem fácil, propiciando que qualquer um (especialmente crianças, que são o foco do livro) aprenda do básico ao avançado em uma “aventura” cheia de “missões”.

As missões mencionadas acima não são por acaso. O livro realmente leva o leitor a uma aventura com o game e a linguagem, em que é necessário realizar missões durante a programação para continuar a leitura/aprendizado.

Além de linguagem fácil, o livro, é claro, possui diversas figuras e screenshots do game e das telas de programação. Sem dúvida este livro, que está a venda no site da editora por R$89,00, é uma excelente escolha para o aprendizado da linguagem Python por praticamente qualquer pessoa.

Sobre o autor

Craig Richardson é desenvolvedor de software e professor de Python. Trabalhou para a fundação Raspberry Pi, foi professor de computação do ensino médio e ministrou  muitos workshops sobre programação e Python com Minecraft.