Compartilhe!

Se você está lendo este artigo, provavelmente ama todos os filmes da franquia Sexta-feira 13 (Friday the 13th) ou talvez você esteja apenas curioso sobre o título. De qualquer forma, esperamos que você curta esse post feito especialmente durante essa linda sexta-feira 13. Trouxemos então, 13 fatos que eram desconhecidos para você até agora.

Para ajudar aqueles que podem ficar um pouco confusos durante a leitura, também trouxemos a lista com todos os filmes da franquia Sexta-feira 13 já lançados. Eles serão citados durante o post, por isso, se disponha de um momento e se familiarize com eles.

  • Sexta-Feira 13 (1980)
  • Sexta-Feira 13 Parte II (1981) – Jason usava um saco em sua cabeça em vez da máscara de hóquei
  • Sexta-Feira 13 Parte III (1982) – O capítulo 3D terrível da série, mas pelo menos, nós finalmente vemos Jason em uma máscara de hóquei
  • Sexta-feira 13 Parte IV (1984): The Final Chapter – Tommy Jarvis mata Jason no final
  • Sexta-Feira 13 Parte V (1985) : A New Beginning – Este é aquele em que Jason não é o assassino
  • Sexta-Feira 13 Parte VI (1986): Jason Lives – Tommy Jarvis traz Jason de volta à vida
  • Sexta-Feira 13 Parte VII (1988): The New Blood – O que tem a menina psíquica
  • Sexta-Feira 13 Parte VIII (1989): Jason Takes Manhattan – Jason perseguindo universitários na cidade de NY
  • Sexta-Feira 13 Parte IX (1993): Jason Goes to Hell: The Final Friday – Era pra ser o último
  • Sexta-Feira 13 Parte X (2002): Jason X – Jason no espaço
  • Sexta-Feira 13 Parte XI (2003): Freddy vs. Jason – Crossover com Freddy Krueger
  • Sexta-Feira 13 Parte XII (2009): The Reboot – A releitura do filme de 1980

Ok, pronto? Vamos começar!

13. O Nome do Jason era Josh

No roteiro original de Sexta-feira 13 (1980) Jason era Josh. Se as coisas tivessem saído da maneira como o diretor Sean Cunningham inicialmente esperava, o nome Josh Voorhees teria sido esquecido rapidamente. Cunningham não tinha planos para sequências do filme Sexta-feira 13, de modo que realmente não importava qual era o nome da criança que se afogou.

Jason

Além disso, Josh Voorhees não era o assassino, por isso não faria diferença nenhuma se seu nome não conseguisse evocar imagens de um assassino em série. Felizmente, alguém decidiu que o nome Jason Voorhees soava melhor. Você consegue imaginar filmes nomeados Freddy vs. Josh, Josh X, ou Josh Takes Manhattan? Nem eu!

12. Freddy Krueger molestou Jason

Em 1987, se as coisas tivessem corrido como planejado, um dos episódios de A Hora do Pesadelo teria incluído uma cena de flashback mostrando Freddy Krueger ainda vivo como um conselheiro que trabalhava no acampamento Crystal Lake. Em uma cena seria mostrado Freddy molestando o jovem Jason Voorhees, aumentando ainda mais a simpatia sutil para com Jason. Não sabemos por que os planos para este enredo foram mortos; apesar de chocante, teria sido um crossover decente muito antes de Freddy vs. Jason e que teria aprofundado os personagens de ambos os filmes.

11. Treze atores diferentes interpretaram Jason

É isso mesmo, 13 atores diferentes desempenhara o papel de Jason Voorhees na franquia de filmes Sexta-feira 13. Como isso foi possível? Alguns interpretaram Jason ainda criança, outros interpretavam ele em flashbacks, alguns eram dublês, e o resto o interpretou como a máquina de matar que conhecemos e amamos.

Aqui está a lista:

  • Sexta-Feira 13 – Ari Lehman como o garoto que pulou para fora da água no final
  • Sexta-Feira 13 Parte II – Steve Daskawisz interpretou o assassino Jason com o saco na cabeça
  • Sexta-Feira 13 Parte II – Warrington Gillette desempenhou o papel de Jason desmascarado perto do final do filme
  • Sexta-Feira 13 Parte III – O inglês Richard Brooker interpretou Jason e se tornou o primeiro homem a usar a máscara de hóquei icônica
  • Sexta-feira 13 Parte IV – Jason foi interpretado pelo dublê Ted White
  • Sexta-Feira 13 Parte V – Espere, o assassino não era Jason neste filme. Jason não estava nesse filme, ele estava? Sim ele estava; em algumas cenas de flashback onde ele foi interpretado por Tom Morga
  • Sexta-Feira 13 Parte VI – CJ Graham reprisa sua infame representação de Jason para este filme
  • Sexta-Feira 13 Parte VII – Este filme marca a primeira aparição de Kane Hodder como Jason, um papel que ele iria segurar por mais três filmes da franquia
  • Sexta-Feira 13 Parte VIII – Tim Mirkovich interpreta Jason depois que ele foi revertido para um menino por causa de um banho de resíduos tóxicos
  • Sexta-feira 13 Parte XI – Ken Kirzinger estrela como Jason para a maior parte de Freddy vs. Jason ação
  • Sexta-feira 13 Parte XI – O dublê Glenn Ennis entra no lugar de Ken Kirzinger para algumas das porções mais difíceis fisicamente de Freddy vs. Jason
  • Sexta-Feira 13 Parte XII – No reboot da série, Caleb Guss retrata Jason como um menino
  • Sexta-Feira 13 Parte XII – Derek Mears desempenha o papel de Jason durante a maior parte do filme

Há um homem adicional, o 14º a interpretar Jason, mas ele nunca fez isso em um filme. Dan Bradley foi escalado como Jason de Sexta-Feira 13 Parte VI, mas depois de dois dias de filmagens ele foi substituído por CJ Graham.

10. O Acampamento Crystal Lake é um acampamento de escoteiros

A maioria de vocês provavelmente já conhecia esta curiosidade, mas para aqueles que ainda não, o local de filmagem do acampamento Crystal Lake é o Camp No-Be-Bo-Sco, um acampamento de escoteiros perto de Blairstown, New Jersey. O lugar ainda serve como um acampamento de escoteiros ativo.

Mas o que aconteceu com todos os escoteiros durante as filmagens? O filme não foi filmado no início do verão, que é a época do ano em que os escoteiros gostam de ir acampar? Na verdade, o original Sexta-feira 13 acontece no início do verão, mas a filmagem foi feita em setembro, outubro e novembro.

9741472462_0c50c35557_b

O momento chocante em que um jovem Jason salta para fora da água e agarra Alice foi filmado quando as temperaturas estavam abaixo de zero. Eu não sei como Ari Lehman (o menino que interpretou Jason) conseguiu ficar na água.

9. Jason usou uma máscara de árbitro

No roteiro original de Sexta-feira 13 Parte III – o filme onde Jason veste pela primeira vez sua marca registrada, a máscara de hóquei – Jason deveria, na verdade, usar uma máscara emprestada do beisebol. É difícil acreditar que a máscara de hóquei não era parte do plano original, pois ela tem uma aparência aterrorizante, mas é fácil dizer isso depois de já ter assistido os filmes com ela.

dpjxhock

Como diz a teoria, a máscara do árbitro foi descartada devido ao tempo que seria necessário para criar a parte visível do rosto deformado de Jason sob a máscara. Em vez disso, uma máscara de hóquei foi usada porque ela cobre todo o rosto – sem maquiagem necessária!

8. Vários filmes não se passam em Sextas-Feiras 13

É fácil supor que todo filme Sexta-feira 13 se passa numa sexta-feira dia 13, mas esse não é o caso.

Sexta-feira 13 e Sexta-feira 13 Parte II se passam numa sexta-feira dia 13. No entanto, Parte III começa imediatamente após o final da Parte II e continua até sábado, 14 e domingo dia 15. Parte IV começa imediatamente após a Parte III, o que significa que começa no domingo, dia 15 e a maior do filme se passa na segunda-feira dia 16. Na Parte VI, um dos deputados menciona a data como sendo sexta-feira 13, fazendo com que a maior parte deste filme se passe naquele dia fatídico.

É difícil especificar a data dos outros capítulos da série, mas a Parte VII mostra um calendário no início com sexta-feira 13 como a data (a data em que a telecinética Tina mata o próprio pai por afogamento em Crystal Lake).

Então, para recapitular, somente Sexta Feira 13 Parte I, Parte II e Parte VI se passam, definitivamente, na sexta-feira dia 13, com a Parte VII tendo apenas uma pequena parte do filme se passando no feriado favorito de todos os fãs de terror.

7. A mãe do Jason só está lá porque queria comprar um carro novo

Betsy Palmer, que interpretou a mãe de Jason, Pamela Voorhees, só concordou em aparecer no original Sexta-feira 13, porque ela precisava comprar um carro novo.

Betsy já era uma atriz e repórter de notícias de sucesso na época de Sexta-feira 13. Personalidades da TV e do Cinema como Betsy Palmer simplesmente não apareciam em filmes de terror na década de 1970. Muitas estrelas pensavam que era humilhante. Então, quando o agente de Betsy lhe ofereceu o papel de Pamela Voorhees, o primeiro pensamento de Betsy era rejeitar a oferta. Felizmente para nós, seu carro quebrou e um novo custaria US $ 10,000 – a quantidade exata que foi oferecida a ela para a honra de ter sua cabeça cortada por Alice Hardy.

6. Camp Crystal Lake raramente é o cenário do filme

Pensa rápido, qual cenário você imagina quando ouve Sexta-feira 13? Eu aposto que você disse Camp Crystal Lake. Bem, você está errado (na maior parte). O fato é que muito poucos filmes se passam naquele infame acampamento da morte.

Claro, o primeiro filme da série acontece no acampamento Crystal Lake, mas não é até Sexta-feira 13 Parte VI: Jason Lives que finalmente o cenário volta para Camp Blood. Outros filmes da série que ocorrem no acampamento Crystal Lake são Sexta-feira 13 Parte VII: The New Blood e a Parte XII (o reboot).

Muitos dirão que todos os filmes da franquia, exceto Sexta-feira 13 Parte VIII: Jason Takes Manhattan, tem várias cenas em Crystal Lake, mas apenas os filmes mencionados acima realmente têm a maioria de suas cenas em Camp Blood.

5. A recorrente máscara de Hockey

É um acontecimento raro em filmes se usar o mesmo objeto de um filme para o próximo da franquia, mas isso foi exatamente o que aconteceu com a máscara de hóquei de Jason de Sexta-feira 13 Parte III que foi utilizada até a Parte VI.

Claro, a mesma máscara da Parte III e IV não fez uma aparição no horrendo Sexta-feira 13 Parte V, onde Jason não era o assassino, mas o nosso assassino em massa favorito readquire a máscara em Sexta-Feira 13 Parte VI depois que ele é transformado em um zombie pelo sempre recorrente Tommy Jarvis.

4. Dois atores estão tanto em filmes da franquia Sexta-feira 13 como na série de TV

Curiosamente, há dois atores que aparecem tanto na Sexta-feira 13 da série de televisão quanto nos filmes da franquia. Os fãs da série de televisão certamente vão reconhecer o cara que interpretou Ryan Dallion (John D. LeMay), quando ele aparece em Sexta-feira 13 Parte IX: Jason Goes to Hell.

Em seguida temos, mais uma vez, Tommy Jarvis. O homem que interpretou Tommy em Sexta-feira 13 Parte V (John Shepherd) também desempenhou um policial em “Noiva do Barão” episódio da série de televisão.

3. Freddy Krueger está em dois filmes da franquia Sexta-feira 13

Você pensou que Freddy Krueger esteve apenas em um único filme, não é? De certa forma, você está correto – Robert Englund só apareceu em Freddy vs. Jason, mas, na verdade, Freddy apareceu em dois capítulos separados da série Sexta-feira 13.

Claro, Freddy é uma das principais estrelas em Freddy vs Jason. Isso é óbvio. Mas em Sexta-feira 13 Parte XI, nós conseguimos ver sua marca registrada, as mãos com os dedos feitos de laminas e um braço com a camisa listrada. O braço de Freddy foi interpretado por Kane Hodder; o que nos leva ao item número dois dessa lista.

2. Kane Hodder interpretou Jason, Freddy Krueger, e uma das vítimas de Jason

Você sabia que havia um ator que interpretou Freddy Krueger, Jason Voorhees, e uma vítima de Jason todos no mesmo filme? É isso mesmo, o imortal Kane Hodder, mais conhecido por interpretar Jason de Sexta-feira 13 Parte VII até a Parte X, também interpretou Freddy Krueger e um cara que foi assassinado por Jason.

Jason-Goes-to-Hell-90s-horror-25787805-1024-768

Sexta-feira Parte IX: Jason Goes to Hell é o filme onde o passado sobrenatural ridículo de Jason e suas habilidades são exploradas. É também o filme, onde um monte de fatos estranhos ocorre. Para começar, este é o filme onde Ryan Dallion da série de televisão faz sua aparição. É também o filme onde aprendemos que Jason tem uma irmã e uma sobrinha.

E, finalmente, em Sexta-feira 13 Parte IX: Jason Goes to Hell, Kane Hodder faz sua estreia como Freddy Krueger, quando a mão e o braço de Freddy saem do chão para pegar a máscara de Jason no final do filme. Ah, e Kane Hodder também é o guarda de segurança #2, uma das vítimas de Jason.

1. Jason prefere as loiras

Você realmente já olhou para os sobreviventes de Sexta-feira 13? Em muitos casos, a “garota final” é uma garota loira. A teoria é de que esse ser sobrenatural, zombificado, constantemente ressuscitado, assassino em massa, chamado Jason, provavelmente, tem uma paixão por meninas loiras, mas apenas se sua mãe era loira também.

Aqui está a lista de sobreviventes loiras:

  • Sexta-Feira 13 – Alice Hardy (Adrienne King) – tipo de cabelo cor castanho alourado
  • Sexta-Feira 13 Parte II – Ginny Field (Amy Steel)
  • Sexta-Feira 13 Parte III – Chris Higgins (Dana Kimmell) – seu cabelo é mais marrom do que loiro, mas ok
  • Sexta-feira o 13o Parte IV – Trish Jarvis (Kimberly Beck)
  • Sexta-Feira 13 Parte V – Pam Roberts (Melanie Kinnaman) – não foi Jason fazendo a matança, mas ela ainda era loira
  • Sexta-Feira 13 Parte VI – Megan Garris (Jennifer Cooke)
  • Sexta-Feira 13 Parte VII – Tina Shepard (Lar Park-Lincoln)
  • Sexta-Feira 13 Parte IX – Jessica Kimble (Kerrie Kegan)
  • Sexta-Feira 13 Parte XI – Lori Campbell (Monica Keena)

Claramente vale a pena tingir seu cabelo de loiro e colocar um vestido se Jason estiver massacrando todos ao seu redor. Ser um cão ou uma criança geralmente pode mantê-lo seguro também, mas ainda assim é melhor ser uma menina loira.

Ufa, isso é tudo, pessoal. Há muitos outros fatos lá fora, temos certeza. Se você tem um, compartilhe, deixe aí o seu comentário!

Via WhatCulture

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e fique atualizado!

  • adilson squinca junior

    Legal . eu gostaria de saber qual destes filmes do Jason começa com ele enterrado no cemitério e sendo ele acordado por meio de um ferro que foi espetado na cova dele por onde caiu um raio que o despertou

    • Charlotte Gonçalves

      Hey Adilson! Pela descrição eu acho que é o “Sexta-Feira 13 Parte VI: Jason Vive” que começa desse jeito. Espero ter ajudado ^^

  • Luis Pereira

    Muito bom

  • Alexander

    Só uma observação, em alguns pontos do texto, onde deveria estar “parte IX” está “parte XI”, mas de restante gostei bastante. Não sabia de muitas curiosidades citadas, e assisto tanto Sexta-feira 13 quanto A Hora do Pesadelo desde a década de 1980.

  • Alessandro Benaventana

    mmmmmmmmmmm

  • Marcos G

    Que listinha BOA, muito boa MESMO, mas me deu uma curiosidade, onde é o Local (estado dos EUA), que fica Crystal Lake???

    Pois na parte 8 os caras vão de navio para a Nova York, logo tem que ser um estado que tenha rota maritima né.

  • Frank

    Adorei o post, não sabia desse possível flashback em Hora do Pesadelo, seria interessante e fundamentaria melhor Freddy vs Jason.