Compartilhe!

O Dicionário do Diabo, ou The Devil’s Dictionary no seu título em inglês, é uma obra escrita pelo jornalista americano Ambrose Bierce em meados de 1900. A despeito do título um tanto macabro, o livro não tem nada de sobrenatural, muito pelo contrario. É na verdade apenas uma compilação com definições bastante peculiares do autor para algumas palavras, sem qualquer vínculo semântico real.

Alívio: Acordar cedo, numa manhã fria, e descobrir que é domingo.

Apesar de ter sido escrito há pouco mais de um século, o livro contém definições satíricas tão irreverentes que muitos podem até pensar que foram escritas por algum internauta mais brincalhão dos dias de hoje (Leia-se Internauta Zoeiro), sendo praticamente impossível não fazer uma ligação entre as definições do autor e os maravilhosos memes que encontramos em redes sociais como o Twitter ou Facebook.

Veja algumas das definições que podem ser encontradas no Dicionário do Diabo:

AUTÊNTICO- Indubitavelmente verdadeiro — na opinião de alguém.

BRUXA- (I) Uma mulher feia e repelente, que fez um pacto demoníaco com o Diabo. (2) Uma jovem mulher bela e atraente, muito mais demoníaca que o próprio Diabo.

CALOURO- Um estudante familiarizado com a aflição.

CHATO- PESSOA QUE FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA FALA. Quando desejaríamos que ouvisse.

COMETA- Uma desculpa para andar na rua até as tantas da noite e chegar a casa de manhã embriagado.

CONSOLAÇÃO- Saber que uma pessoa é mais infeliz que nós.

CULPADO- O outro indivíduo

DESUMANIDADE- Uma das qualidades mais destacadas e características da humanidade.

ELOGIO- Um empréstimo que rende juros.

EU- A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO UNIVERSO.

Apesar do seu caráter cômico, O Dicionário do Diabo também pode nos fazer refletir sobre algumas questões do nosso cotidiano. No mais, com ou sem reflexão ler este livro vai no mínimo lhe fazer dar boas gargalhadas!

  • Bruna Guedes

    Nossa kkk adorei o dicionário haha
    Bem inovador :v
    Adorei o post..
    beijos
    Ganurb