Share Button

A jornada começa

Quando recebi o maravilhoso presente da Editora Novo Conceito, o livro “Tudo que um Geek deve saber” (em inglês: Fantasy freaks and gaming geeks), fiquei simplesmente encantado. Ler a história vista e vivida por Ethan Gilsdorf, que já foi professor, poeta, jornalista, crítico de filmes entre outras coisas, mas que hoje é um geek assumindo, assim como eu, foi fantástico. As histórias não são apenas do autor, mas também de pessoas que ele encontrou ao longo de sua jornada.

Uma incrível jornada épica entre RPG, jogos online e reinos imaginários”, foi o suficiente para começar a devorar o livro, que é uma espécie de mistura entre diário, memórias, histórias, análise da cultura pop e uma odisseia pessoal. E essa mistura funcionou muito bem.

Ao longo de sua jornada, Ethan visita as obras de um castelo francês chamado Guédelon, uma fortaleza medieval sendo construída nos tempos de hoje, com recursos que era utilizados no passado. Viaja para a Nova Zelândia, onde visita as locações das filmagens de O Senhor dos Anéis. Ele também visita a cidade natal de Gary Gygax, criador de Dungeons & Dragons e conhece pessoas de diversas regiões e suas experiências com o escapismo.

Eu era um mago adolescente

O escapismo, como apresentado no livro por Ethan, nada mais é de que um ato de fugir da realidade. Fugir da nossa realidade, esquecer de nossa vida e viver uma outra vida, seja em um jogo de RPG, lendo um livro ou até mesmo vendo um filme. Hoje em dia, esse ato do escapismo, não é só mais exclusividade de nós nerd/geeks, mas também de qualquer pessoa neste mundão a fora. Como por exemplo, fugir de algum problema financeiro complicado e se imaginar sendo alguém com dinheiro suficiente para conseguir viver bem, sem dívidas, e conseguir dar uma vida boa e confortável para toda família. Escapismo é uma distração de alívio mental sobre obrigações ou à própria realidade, recorrendo assim devaneios e muita, mas muita imaginação.

Você pratica o escapismo desde criança e provavelmente não sabia. Quando pegávamos nossos brinquedos e começávamos a montar uma história na nossa cabeça. Nos imaginávamos salvando a princesa, derrotando o dragão, salvando a cidade de um ataque, toda brincadeira era um escapismo.

Na maior parte de minha infância brinquei com LEGO, aquele “brinquedinho” com várias peças para montar e desmontar. Eu montava castelos, departamentos de polícia, bases militares, carros, naves espaciais, cada coisa que eu montava era uma história diferente para brincar e habitar em minha cabeça. Com bonecos dos Power Ranger, Shurato, Homem-Aranha não era diferente, quase sempre fazia um crossover entre os universos do Homem-Aranha e outros personagens e ficava montando a história na minha cabeça, para depois botá-la em prática. Até hoje eu tenho o LEGO como uma paixão, tenho alguns ainda bem guardadinhos. Agradeço a ele também por sempre trabalhar com a minha mente, fazer ela funcionar, montar e desmontar, inventar histórias.

Minha adolescência foi a mesma coisa, recheada de histórias, jogos, personagens, assim como a de Ethan, onde o Dungeons & Dragons ajudou o jovem a superar problemas que não irei citar aqui, pois vocês terão que ler o livro. O Escapismo, a Fantasia, são meus melhores amigos até hoje.

SAIA DA ESTRADA

[…] Brincalhão, engraçado e comovente… Uma viagem divertida que propõe uma questão que vai direto ao coração da fantasia: o que significa tornar-se alguém diferente de quem você é?”

Se você é fã Senhor dos Anéis, Hobbit, Dungeon & Dragons, RPGs em geral e fantasia você precisa agarrar este livro e não soltar mais até terminar de lê-lo. “Tudo que um Geek deve saber” é um livro para nós nerds e geeks, mas também para quem não conhece esse universo maravilhoso, pois o livro contém um glossário com termos e gírias.

O livro me deixou ainda mais apaixonado pela cultura que já faço parte desde criança, conheci jogos, me aprofundei mais em RPGs, descobri o que é um LARP e que também gostaria de fazer parte de um. Gostaria de agradecer imensamente a Editora Novo Conceito, por ter me mostrado o ‘Maravilhoso mundo de Ethan’ e me deixar ainda mais orgulhoso de bater no peito e dizer: “Eu sou um Geek, e minha maior arma é a IMAGINAÇÃO”.

Com a imaginação você pode fazer qualquer coisa, AGORA VÁ! VISTA SUA ARMADURA, PEGUE SUA ESPADA E ESCUDO E VÁ ATRÁS DAQUELE MALDITO TROLL QUE SEQUESTROU A PRINCESA DE NOSSO REINO!

  • Rodrigo Rigo

    Primeira vez, em 33 (quase 34, hehehe) anos que uma resenha REALMENTE faz eu ficar com vontade de ler um livro!!
    Tinha que ser esse cara o autor! Grande Ale!!
    E… Livro devidamente encomendado… hehehe
    Atualizando o comentário:
    SARAIVA.COM.BR = LIXO (as vezes… rsrs)