Compartilhe!

A Microsoft não quis ficar atrás das concorrentes no mercado de sistemas operacionais mobile, quando, na versão 8.1 do Windows Phone, lançou sua assistente de voz. Nomeada Cortana, em homenagem ao jogo Halo, a assistente, que fica mais “afinada” a cada atualização, foi portada por um grupo de hackers italianos para um smartphone rodando Android.

O hack foi realizado por um grupo denominado OrangeSec, na DroidCon 2015, um evento sobre o sistema Android que ocorreu na Itália entre os dias 9 e 10 de abril. A Cortana, rodando no SO do Google, não funciona perfeitamente – como já era de se esperar, mas é uma prova de como ela pode se expandir facilmente para outros sistemas operacionais.

Assista ao vídeo e veja como a “Portaña”, Cortana em italiano (a língua falada pela assistente no vídeo) atua no Android:

Para que a assistente funcione, foi necessário estar conectado a internet o tempo todo. Os hackers utilizaram uma espécie de “proxy de hardware” com o intuito de enganar os servidores da Microsoft, para que o smartphone fosse reconhecido como um Windows Phone. Também foi necessário a utilização de alguns certificados SSL e uso de DNS falso.

Via Geek.com