Compartilhe!

Não é de hoje que rumores circulam na web de que o WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas do momento, em breve ganharia uma versão para desktop. Finalmente, após muita especulação, vazamentos de screenshots e espera por parte dos usuários, o serviço chegou ao PC.

Por enquanto, a versão web do aplicativo apenas funciona no navegador Google Chrome para usuários dos sistemas Android, Windows Phone e BlackBerry. iPhones ficaram de fora por restrições da própria Apple no sistema iOS, que impedem que o recurso funcione corretamente – mas é bem provável que isso se resolva em breve.

A versão web do WhatsApp nada mais é que uma “extensão” do aplicativo em uma aba do navegador, ou seja, ainda é necessário ter um número de telefone vinculado a sua conta e o aplicativo instalado no smartphone. O funcionamento é bem simples: o aplicativo sincroniza suas mensagens com a página do WhatsApp na web, permitindo que você receba e envie mensagens e mídia (imagens) para qualquer contato ou grupo. É necessário que o smartphone esteja conectado a uma conexão sem fio, seja uma rede wi-fi ou 3G/4G, para que as mensagens apareçam no navegador.

whatsapp

Como usar?

Para que a versão web do serviço de mensagens funcione, é necessário ter a versão mais recente do app instalada no seu smartphone. A atualização já está sendo liberada, porém de forma gradual para os sistemas listados no início do texto, porém usuários Android podem baixar o .apk do aplicativo, instalá-lo e limpar o cache do mesmo.

Com a atualização do aplicativo instalada, acesse o menu do WhatsApp e clique em “WhatsApp Web”, como mostrado na primeira captura de tela do app no sistema Android, exibida logo abaixo.

Em seguida, acesse o endereço web.whatsapp.com no Google Chrome em seu computador e escaneie o QR Code oferecido pelo aplicativo. Pronto, após a leitura do código suas mensagens já estarão visíveis no navegador!

WhatsApp - Screenshots

Capturas de tela do processo de login no WhatsApp Web, através do aplicativo para Android

Primeiras impressões

A tão prometida versão do WhatsApp para PC realmente facilita a comunicação nos momentos em que o usuário estiver utilizando um desktop ou notebook, não precisando dar atenção ao smartphone a cada nova mensagem. Como já mencionado, a versão web é apenas uma extensão, portanto será sim necessário mantem o telefone por perto e com uma conexão sem fio ativada – o que não deve ser um grande problema.

WhatsApp Web

WhatsApp Web

A ideia, pelo que pareceu desde o início, não é substituir uma plataforma pela outra. Mas sim permitir que o acesso e envio de mensagens não seja uma tarefa que possa ser realizada exclusivamente através de um dispositivo móvel. A possibilidade de ativar notificações para mensagens no Google Chrome e de também poder enviar mensagens de voz pelo navegador, também merecem destaque.

E aí, o que achou de poder acessar o “Whats” pelo PC? Deixe sua opinião nos comentários!