Compartilhe!

Durante a Mobile World Congress desse ano, a Sony revelou ao público o Xperia M2, smartphone intermediário com recursos premium da linha Xperia. Recém chegado ao Brasil, o dispositivo equipado com a versão 4.3 (Jelly Bean) do Android, Snapdragon 400 de 1,2 GHz e com preço sugerido de R$899,00, é a alternativa da empresa japonesa ao Moto G, da Motorola.

Confira nosso review e saiba se vale a pena investir nesse dispositivo!

Especificações:

  • Tela de 4,8 polegadas com resolução 960×540 pixels;
  • 1GB de RAM;
  • 8GB de armazenamento interno com entrada para cartão micro SD de até 32GB;
  • Processador Qualcomm Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz;
  • Câmera frontal de 0.3 megapixels e traseira de 8 megapixels;
  • Android 4.3;
  • Conexões Wi-fi, Bluetooth, NFC, 3G e 4G LTE;
  • Bateria de 2.300 mAh.

Design

Seguindo o mesmo modelo de outros smartphones da nova linha Xperia, como o Z1 e Z2, o Xperia M2 apresenta um design bem acabado e muito elegante. Diferentemente dos dispositivos já citados, o M2 é construído com materiais mais simples, porém que não diminuem a beleza e resistência do smartphone.

Com 13,9×7,1 cm seguidos por 0,8cm de espessura, logo de cara o Xperia M2 já impressiona por suas dimensões. Ao contrário do se pode pensar ao olhar para seu design quadrado e fino, o M2 é bem confortável ao ser manuseado, mas pode parecer estranho inicialmente se o usuário estiver acostumado com um smartphone um pouco mais pesado.

O dispositivo conta com uma traseira de plástico, onde se encontram os logos da Sony e da linha Xperia (respectivamente), câmera, flash e um microfone. Já na parte frontal, não há botões físicos – seguindo o padrão dos novos smartphones com Android, que apenas utilizam os botões virtuais do sistema. O logotipo da Sony está presente logo acima da tela, onde também há uma câmera frontal de 0.3 megapixels e saída de áudio para chamadas telefônicas.

DSC01804

As laterias do Xperia M2 são simples, com botões discretos a exceção do botão power. Vale o destaque aos botões laterias de power, volume e câmera que, localizados na parte central, facilitam e muito o uso. Há também a entrada para micro-usb, para o cartão SIM e cartão microSD.

Tela

Com 4,8 polegadas e resolução de 960X540 pixels, considerada baixa para uma tela desse tamanho, o Xperia M2 não decepciona se comparado aos padrões atuais de outros smartphones. Apesar de suas limitações, como a densidade de pixels de 229 ppi, o M2 não fica tão atrás de outros dispositivos da linha Xperia, já citados aqui.

A qualidade das imagens e fidelidades de cores exibidas na tela do M2 é de impressionar. Com o auxílio do sensor ambient light, o brilho das 4,8 polegadas de tela do smartphone da Sony, se adaptam muito bem ao ambiente, proporcionando uma experiência de uso excelente mesmo em ambientes abertos com muita iluminação.

Foto: Renan Wiliam

O M2 possui um display belíssimo, isso é fato. Porém, infelizmente, ele ficará cheio de marcas de dedo com o uso constante, devido a falta de cobertura oleofóbica. Esse detalhe talvez pareça insignificante, caso você pretenda carregar uma flanela e limpar a tela do smartphone o tempo todo, mas a oleosidade da tela pode acabar atrapalhando o deslize dos dedos sobre ela.

Câmera

É comum ver pessoas investirem caro em um smartphone pensando na câmera, pois, afinal, nada melhor que um câmera decente no celular, seja para fotos em família, registros de viagens ou selfies nas redes sociais. Sendo um dispositivo intermediário, o Xperia M2 impressiona por sua qualidade fotográfica e pode ser ideal para quem não quer gastar muito em um dispositivo com uma boa câmera.

DSC01874

Com 8 MP de resolução, sua câmera traseira faz excelentes fotos em locais de céu aberto – com boa iluminação, cores belíssimas e pouquíssimos ruídos. Já em ambientes fechados e escuros, a câmera do Xperia deixa a desejar, registrando imagens escuras e com bastante ruído. Mesmo com flash LED ativado, o resultado não é satisfatório.

Mas e a câmera frontal? Bem, não podem esquecer da câmera frontal do M2, que infelizmente não servirá para nada mais que videochamadas via Skype, Hangouts outros serviços do tipo. Com 0.3 MP, resultado de uma possível estratégia para diminuir seu preço, a câmera frontal captura fotos para lá de péssimas – algo que já é de se esperar.

É preciso parabenizar a Sony por não oferecer apenas uma câmera simples, sem opções, em seu smartphone intermediário. A câmera do Xperia M2 é recheada de opções e recursos, proporcionando ao usuário uma experiência fotográfica personalizada e excelente.

Opções da câmera do Xperia M2

Opções da câmera do Xperia M2

Entre os recursos presentes nas opções da câmera do M2, vale destaque o Timeshift burst e o AR effect. O primeiro permite a captura de diversas imagens em apenas um segundo, oferecendo a opção de escolha do melhor momento logo após o disparo. Já o segundo, o AR effect, adiciona elementos virtuais, como peixes, dinossauros, borboletas e efeitos de discota, ao cenário que o usuário deseja capturar.

Veja algumas fotos tiradas com o Xperia M2:

É claro que a câmera do M2 não se restringe apenas a captura de fotos. O smartphone também grava vídeos em 720p e 1080p, com a disponibilidade de modos de estabilização de imagens, gravação em HDR, reajuste manual de branco, cenas e zoom durante a gravação.

A qualidade de imagem e áudio nos vídeos gravados com o smartphone da Sony, são satisfatórios. O fato de oferecer opções, como as já mencionadas, na hora de gravar um vídeo, faz com que o dispositivo ganhe um ponto um mais no quesito câmera. É preciso comentar que o M2 utiliza um microfone secundário para gravação de vídeos, diminuindo assim o nível de ruído no áudio.

Confira uma amostra de gravação em 1080p com a câmera do Xperia M2:

Bateria

Em um dos requisitos mais importantes na hora de escolher um smartphone, o Xperia M2 não decepciona. Com 2.330 mAh, o desempenho da bateria é mais que suficiente para colocá-lo no no mesmo patamar que alguns dispositivos top de linha.

Com o brilho da tela no modo automático, com ajuda do sensor ambient light para controlar o nível de brilho, uso de Wi-fi, NFC para compartilhamento de arquivos com outro smartphone, sincronização ativada, execução de aplicativos e jogos como Instagram e Temple Run 2; o Xperia M2 passou o dia todo sem a necessidade de um nova carga ou ativação de seus modos de economia.

Economia de energia no Xperia M2

Economia de energia no Xperia M2

Já que falamos em modos de economia… Seria injusto não comentar sobre os modos de economia de energia, também presentes em outros smartphones da linha Xperia, que nos são contemplados pela Sony no M2. O modo Stamina, por exemplo, pode garantir uma economia de até 20% de energia, diminuindo o uso de dados em segundo plano quando o Xperia estiver com a tela desligada.

Desempenho

Tendo em vista que o M2 possui processador Snapdragon 400 quad core de 1,2GHz, 1GB de RAM e 8GB de armazenamento interno, é esperado um excelente desempenho para um smartphone com essas características. Mesmo não sendo o top da nova linha Xperia, o dispositivo mostra-se veloz e capaz de executar diversas tarefas e jogos atuais sem nenhum travamento.

Em testes de benchmark, o Sony Xperia M2 marcou 17693 pontos no AnTuTu Benchmark e 8572 no Quadrant.

Teste de benchmark - Xperia M2

Teste de benchmark do Xperia M2

Os 8GB disponíveis no M2, podem parecer pouco – apenas 5GB estão disponíveis para a instalação de aplicativos e uso de forma geral. Felizmente, o smartphone possui suporte para cartão micro-SD de até 32GB de armazenamento, espaço suficiente para guardar muitas músicas, fotos e vídeos feitos com o Xperia M2.

Sistema

Como já de costume, a Sony utiliza uma interface própria nas versões do Android instaladas em seus dispositivos. No Xperia M2, equipado com Android 4.3 e com atualização para o 4.4 já confirmada, não é diferente. O launcher a interface do sistema podem parecer familiar para os que já o conhecem ou que já tiveram um smartphone da linha Xperia, mas, com certeza, usuários de outras interfaces e até mesmo do Android puro podem sentir um pouco de estranheza ao primeiro contato com o ecossistema da Sony.

Começando pela tela de bloqueio, a interface própria do Android da Sony é cheia de recursos. Na grade de aplicativos do M2 há opções para organizar a exibição dos apps, seja pelos mais usados ou por ordem alfabética, e ainda um atalho para pesquisar por novos aplicativos na Play Store ou Sony Select, um serviço da Sony que oferecer dicas de apps selecionados pela empresa para o seu smartphone.

Sistema - Xperia M2

A personalização do Xperia M2 também é diferente do Android Puro. Por exemplo, é possível selecionar um tema dentre as opções disponíveis no tela, utilizar um wallpaper específico para a tela de bloqueio e até mesmo modificar o que é exibido nas opções rápidas da barra de tarefas.

Da mesma forma que outras fabricantes, como Samsung e LG, adicionam ferramentas ao Android, a Sony também incrementa a seus dispositivos aplicativos próprios e recursos exclusivos. Basta um rápida olhada na grade de apps do Xperia M2 para perceber que os aplicativos de música, anotações, galeria e mensagens são totalmente próprios e padronizados pela fabricante. Além desses apps, a multitarefa do M2 possui funções úteis que, sobrepostas na tela, permitem a gravação de áudio, escrita de anotações, captura de screenshots, navegação na web e uso da calculadora.

O foco em aplicativos e recursos de mídia, já é algo característico dos produtos da Sony. O M2 traz o app Walkman, um player de música com um belo design, além do acesso ao Music Unlimited. Há também o TrackID, semelhante ao famoso app Shazam, e o reconhecimento de programas de TV pelo TrackTV, que infelizmente não funciona no Brasil.

Fotos e vídeos possuem apps especiais no Xperia M2, com o aplicativo Álbum (para imagens e vídeos) e o app Filmes (aplicativo que também se conecta ao serviço Video Unlimited, da Sony).

Veja mais screenshots da versão customizada do Android para o Xperia M2:

Conclusão

Pelo preço sugerido de 899 reais, o Xperia M2 cumpre muito bem o que promete, impressionando com sua tela de qualidade e ótimo desempenho de bateria. Com processador Snapdragon 400 e GPU Adreno 305, o smartphone não deixa a desejar ao executar qualquer tarefa e se comporta muito bem durante a jogatina.

Se comparado ao seu principal concorrente, o Moto G, o M2 fica atrás por seu preço um pouco maior que o smartphone da Motorola. Ainda assim, é preciso levar em consideração as configurações do dispositivo da Sony, seu belíssimo design e sua câmera, que faz ótimas fotos em ambientes abertos.

Mesmo na categoria de intermediário, o M2 prova que consegue oferecer experiência de um dispositivo top de linha aos seus usuários. Bom desempenho combinados com outros elogios, confirmam que este é mais um excelente smartphone na briga pelo gosto dos consumidores no mercado de dispositivos móveis.

Review: Xperia M2
Review: Xperia M2
Pontos positivos:Ótimo desempenho;Tela excelente para um smartphone intermediário;Boa autonomia de bateria.
Pontos negativos:Fotos com muito ruído em ambientes fechados ou escuros;Tela sem proteção oleosa.
8.9Pontuação geral
Design8.7
Tela9.2
Câmera7.6
Bateria9.4
Desempenho9.5
Sistema8.7
  • 3G???

    • Thaigo, o Xperia M2 possui 3G e 4G LTE.

      • Ah sim acabou passando despercebido vlw pelo “Fback”

  • Lucas santos

    cara tem room puar para m2?