Share Button

Uma das vantagens do sistema Android é ser de código aberto e possuir uma enorme quantidade de desenvolvedores e curiosos pelo mundo todo. Enquanto o Google não lança a imagem preview do Android L para os usuários do Nexus 4, alguns desses desenvolvedores já providenciaram uma ROM para aqueles que não querem esperar para experimentar um pouquinho do novo Android.

Há alguns dias atrás, o Google liberou o código fonte do Android L para o Nexus 4 no site oficial do sistema, acabando de vez com os rumores de que o smartphone não iria receber o novo Android. A adaptação do código para uma ROM foi realizada por membros do XDA Developers, que também prepararam um tutorial simples de como fazer a instalação.

Segui os passos da instalação da ROM em meu Nexus 4 e tudo correu bem. Pensando em mais donos no Nexus 4 que pretendem testar o Android L, preparei uma versão adaptada e traduzida do tutorial do XDA Developers.

Atenção! A ROM disponibilizada pelo XDA Developers ainda possui diversos bugs – assim como a versão para Nexus 5, e não é oficial. Portanto, muito cuidado ao realizar a instalação e não prossiga ao menos que você realmente saiba o que está fazendo!
Antes de começar
  • Seu Nexus 4 precisa do ClockWorkMod Recovery instalado;
  • É necessário estar com a bateria carregada para que não haja problemas durante a instalação da ROM.

Caso ainda não tenha o ClockWorkMod Recovery em seu Nexus, siga o vídeo tutorial do canal Nexus4Brasil e saiba como realizar a instalação:

Instruções para a instalação
  • Faça o download da ROM clicando aqui; (Link atualizado em 28/10/2014)
  • Cole o arquivo .zip da ROM que você baixou em qualquer pasta (de preferência uma de fácil acesso) na memória do Nexus 4;
  • Reinicie o dispositivo em Modo de Recuperação (pressione diminuir volume + power button);
  • Ao entrar no menu de recuperação do ClockWorkMod, navegue com os botões de volume até a opção “wipe data/factory reset” e pressione o power button para selecionar. Em seguida, confirme na opção “yes”;
  • Ao voltar para o menu principal, selecione “mounts and storage” e “format system”, confirmando com “yes”;
  • Navegue até a opção “advanced” e selecione “wipe dalvik cache”;
  • Navegue até “install zip” e “install zip from sdcard” – escolha a pasta onde você colou o arquivo da ROM e selecione o arquivo. Prossiga com a instalação e aguarde até finalizar. A instalação não deve demorar.
  • Ao finalizar, selecione “wipe cache” e, em seguida, “advanced” -> “wipe dalvik cache”;
  • Reinicie o dispositivo em “reboot into system”.
Link atualizado para última versão Preview do sistema
Menus do ClockWorkMod Recovery

Menus do ClockWorkMod Recovery

O primeiro boot deve demorar até mais de 10 minutos. Portanto, relaxe e não se preocupe em ficar observando a nova boot animation – que sim, está bem mais elegante.

Leia o tópico original da instalação dessa ROM (em inglês) no fórum da XDA Developers, clicando aqui.

Considerações sobre o sistema

Tendo em vista que esta é uma versão preview e a ROM nem mesmo é oficial, não espere perfeição. O sistema possui bugs e inicialmente irá rodar com alguns leves travamentos, mas nada que o encaixe na categoria de inutilizável. A bateria foi embora rapidamente na primeira vez que utilizei o Android L no Nexus 4, mas a tendência é melhorar o desempenho com o uso.

Falando em bateria e desempenho, o novo Android possui uma função de economia de bateria que ajuda a melhorar a vida útil da mesma, reduzindo o desempenho do dispositivo. Algumas animações ficam indisponíveis ao utilizar tal função e, aparentemente, há economia.

Por enquanto, tudo está funcionando perfeitamente. Não há problemas com a câmera, Wi-fi ou Bluetooth – como de costume no lançamento de uma ROM. Após a instalação, será necessário atualizar diversos apps pela Play Store (que também está funcionando perfeitamente), inclusive o app “Fotos” que é a única galeria de imagens do Android L até o momento.

Screenshots

E aí, já fez ou irá fazer a instalação no seu Nexus 4? Conte-nos sua experiência e deixe suas dúvidas nos comentários!

  • Ae Renan!
    Segui seu tutorial e funcionou certinho! Valeu.

  • frromarioalves

    Parabéns pelo tutorial! ficou ótimo, Renan. Instalei e testei por um tempo, depois voltei pro 4.4.4.

    • Muito obrigado. Também irei voltar para o KitKat em breve. O consumo de bateria nessa preview do L está bem elevado, e não é para menos.

  • Luiz Fernando Souza

    Ficou excelente o tutorial, realmente o site esta exclusivo que basicamente ensina passo a passo, nós acabamos instalando pelo seu novo jeito, estilo e tals, mais teremos que voltar pro kitkat -q, consumo de bateria esta em alta, sem contar que alguns aplicativos não e compatível com o mesmo.
    Meus Parabéns, o único site que encontrei que todos compreendem!