Share Button

A exigência do consumidor virtual tem sido cada vez maior. Logo quando as lojas virtuais se popularizaram, muitos charlatães e estelionatários aproveitaram a ingenuidade e a falta de informação dos usuários, para praticarem crimes e conseguirem dinheiro fácil.

Com o tempo, o internauta passou a entender que na rede existem formas de tentar diminuir as chances de ser enganado, ou seja, passou a se adaptar ao processo. Esse histórico fez com que o consumidor criasse regras, como se fossem códigos éticos para exigir cada vez mais dos comércios virtuais. Dentre essas exigências, o design é um dos primeiros pontos a ser analisados pelo consumidor.

Confira o infográfico:

Psicologia Do Consumidor & E-commerce Checkout – An infographic by the team at vouchercloud

Embed Psicologia Do Consumidor & E-commerce Checkout on Your Site: Copy and Paste the Code Below

O design e a finalização da compra

O design geral do site pode, ou não, passar imagem de seriedade. A escolha do esquema de cores, das fontes e da disposição dos produtos e suas categorias também são muito analisadas pelo usuário, embora ele próprio não perceba que faz todas essas exigências para comprar pela internet.

O abandono de um site de compras por motivo de design pode se dá pelo site em geral ou por aspectos mais específicos, como as imagens dos produtos.

O consumidor virtual é exigente porque não pode avaliar o produto pessoalmente, por isso, precisa ganhar confiança naquela loja e, é claro, naquele produto que o agrada, afinal, a compra deve satisfazer a sua vontade e deve fazer jus ao seu dinheiro, como qualquer compra.
As estatísticas revelam que lojas que mostram imagens com péssima resolução, ou ainda, com apenas uma foto do produto, estão fadadas ao fracasso: 92.6% dos consumidores virtuais estão atentos a esses aspectos.

A utilização de vídeos para explicação do uso dos produtos

Embora seja um recurso nem sempre possível de ser usado, as estatísticas revelam que os usuários propensos a comprar um produto, querem ver um vídeo da sua utilização na prática, por isso, os dados mostram que mais de 31% dos consumidores decidiram finalizar a compra porque assistiram a um vídeo sobre o produto que desejavam.

Por conta disso tudo, o design das lojas virtuais deve ser chamativo e amigável, sempre em busca da satisfação do consumidor.

Oportunidade Patrocinada pelo CBBlogers