Share Button

O uso de emuladores para jogar clássicos e outros títulos que não estão mais disponíveis por aí é uma prática comum na comunidade gamer. Porém, isso está mudando e é muito provável que tenhamos emulação comercial em breve, com a possibilidade de se encontrar o catálogo recente do PlayStation 3 e do Xbox 360 em PCs.

Atualmente, muitas pessoas usam os emuladores para matar a saudade de games do Atari, do Nintentindo ou Mega Drive, de títulos de arcades, e até mesmo de consoles das gerações mais recentes, como o PlayStation 2 e o Xbox. Com a notícia recente de que a Sony pretende disponibilizar os títulos do PS1, PS2 e PS3 via nuvem digital, o cenário dos emuladores está se modificando. Inicialmente, a empresa japonesa encontrou nessa manobra a solução para o problema de retrocompatibilidade no PlayStation 4. Só que também abriu um precedente para que outras empresas pensem em serviços semelhantes. E é o que esta acontecendo.

Equipes de programadores e hackers já estão trabalhando em um modelo de emulação fiel aos jogos de PS3 e X360, especialmente porque os computadores mais potentes conseguem trazer experiências bem semelhantes às originais, tanto em vídeo, quanto em áudio e jogabilidade.

Ainda não há uma previsão exata de lançamento de produtos oficiais (e não-oficiais, o que aconteceria de alguma forma em breve) para emulação do PS3 e Xbox 360, mas alguns testes já estão sendo realizados. A expectativa, no entanto, é que em breve seja possível jogar “God of War 3” ou “Red Dead Redemption” em computadores, inclusive para mim e para muitas pessoas.

Via GameVicio