Share Button

A maioria de nós tem aparelhos antigos de tecnologia por aí, juntando poeira, mas um engenheiro decidiu colocar o seu em bom uso. Jeff Keacher, do Colorado, Estados Unidos, conseguiu com êxito conectar à internet um Mac Plus de 27 anos de idade,  uma versão inicial do computador Apple Mac – usando um Raspberry Pi e servidor proxy.

Isto é particularmente impressionante, porque o computador foi construído em 1986 – cinco anos antes de os primeiros servidores de web serem ligados e da world wide web lançar oficialmente – e dize ser  200.000 vezes mais lento do que desktops modernos. Isso significa que ele não tem um navegador web, não conseguia ler os endereços da web.

O processo completo de como Keacher conseguiu conectar seu hardware antigo agora está disponível em seu blogue. Ele começou com a instalação de uma versão do MacWeb 2.0 – uma versão inicial do navegador do Mac que é executado no sistema operacional Mac System 7.

Para conectar o computador ao roteador, sem uma porta Ethernet, Keacher usou uma série de adaptadores antigos para conectar um Raspberry Pi para o Mac Plus. Ele então ligou o Pi ao roteador.

1

MacWeb 2.0 não é capaz de ler os endereços da Web, links e páginas da mesma forma como os navegadores modernos, porque ele não reconhece linguagens de computador, tais como Javascript ou CSS.

2

Em vez disso, Keacher recrutou um amigo para escrever um programa de proxy que tomou a URL de sites, tirou toda a linguagem do computador moderno, os cookies e imagens e virou os locais em versões básicas de texto.

Keacher foi então capaz de ler páginas da Wikipédia e acesso Hacker News através do browser retro.

Em seu blog, Keacher explicou:

” Sim, em certo sentido, meu Mac já foi pra internet.”

Para mais informações, acesse o blog de Keacher clicando AQUI, porém o site esta em inglês.

  • Muito bacana. Imagino a emoção do cara ao ver seu antigo computador conectado à internet. Essa sensação é a das melhores senão a melhor nessa área da tecnologia.

  • Ótimo mod.

  • bem interessante