Compartilhe!

Uma das principais vantagens do Android, sem dúvidas é pertencer ao maior e mais usado site de buscas do mundo. Com o Google Now o Google fez possível o sistema do robozinho verde concorrer no mesmo nível do Siri, o assistente de voz da Apple, mas para nós brasileiros este recursos nunca foi tão útil quanto começou a ser hoje. De forma silenciosa, a gigante das buscas atualizou seus algorítimos de reconhecimento e interpretação de voz e deu suporte a vários comando em nosso idioma.

Os novos comandos disponíveis em português ainda não são muitos se comparados a sua versão em inglês, mas pode facilitar bastante algumas tarefas do dia a dia, como por exemplo a criação de um alarme ou lembrete agora se torna bem mais fácil e prática,  navegar para o seu destino ou fazer ligações tudo usando apenas comandos de voz.

Algumas outras funções como abrir um aplicativo ou website auxiliam apenas se você está no trânsito com o celular no dock e realmente precisa atualizar-se, o que mesmo assim ainda não é tão prático já que a hotword (Ok, Google) para ativar a detecção de um comando de voz ainda não está disponível em nosso idioma. As respostas em áudio ainda se limitam apenas aos comandos de navegação e exibição de mapas, mas mostrou-se bastante superior as respostas com aspecto metálico e robôtico que foi disponibilizado e logo retirado do aplicativo há pouco tempo e até a voz encontrada no Google Tradutor.

Abaixo é possível encontrar a lista com todos os novos comandos disponíveis em português do Brasil para você aprender, testar e se divertir:

  • Abrir <Nome do aplicativo>
  • Ir para <URL do site>
  • Ligar para <Nome do contato>
  • Enviar SMS para <Nome do contato> <Mensagem desejada>
  • Enviar email para <Nome do contato> <Mensagem desejada>
  • Navegar para <Nome do destino>
  • Mostrar mapas de <Nome do local>
  • Me acorde às <Horário desejado>
  • Me lembre de <Lembrete desejado> em/às <Horário ou fração de tempo desejada>

Apesar de ainda limitado por aqui, o Google Now só está começando a nos mostrar seu potencial. Tudo indica que até março do ano que vem (quando o Nexus 5 deve ser lançado no Brasil) boa parte ou até todos os recursos e funções do assistente pessoal móvel da Google estará disponível no Brasil. O que você achou dos novos recursos? Acha que serão úteis? Deixe um comentário com sua opinião!