Compartilhe!

Muito se especulou sobre qual empresa iria fabricar o próximo dispositivo Nexus, e acabou que a LG foi a escolhida pelo Google. De início houve um pouco de estranheza por parte de alguns fãs do sistema Android que não confiavam na fabricante, mas isso passou após o smartphone ser lançado e chamar a atenção de muita gente. Com ótimas especificações, o Nexus 4 é uma smartphone que reúne um bom preço à um excelente produto.

Especificações

  • Tela de 4,7 polegadas com Gorilla Glass 2;
  • 2GB de RAM;
  • 16GB de armazenamento;
  • Processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, GPU Adreno 320;
  • Câmera frontal de 1.3 megapixels e traseira de 8 megapixels;
  • Android 4.3;
  • Conexões Wi-fi, Bluetooth, NFC e 3G;
  • Bateria de 2100 Mah.

Design

Sem dúvidas, um ponto forte do LG Nexus 4 é o seu belíssimo design. Não tão diferente do seu antecessor, o Galaxy Nexus, seu design bem acabado encanta qualquer usuário. Não há botões físicos na parte frontal do telefone, algo que a deixa quase que totalmente limpa se a câmera e a saída de áudio para chamadas telefônicas não forem mencionadas. Se o usuário não prestar atenção, pode até mesmo pegar o telefone de ponta cabeça. O Nexus 4 também possui um LED de notificação na parte frontal inferior, que fica basicamente invisível quando não está ativado.

Os únicos botões presentes no smartphone da LG são os de volume e power, nas laterais. Saída para micro-usb e entrada para fones de ouvidos, se encontram na parte de baixo e de cima, respectivamente. Há também um microfone na parte de baixo e um na parte de cima, sendo o segundo para cancelamento de ruídos.

A parte traseira do Nexus 4 possui um detalhe a parte que deu o que falar quando o smartphone foi lançado. Trata-se de um efeito holográfico que aparenta que o telefone possui lantejoulas grudadas à ele. Mas calme, pois não é nada tão chamativo assim. O efeito só é bem perceptível com bastante luz e, com certeza, traz algo diferente a elegância do dispositivo.

DSC00931

Além do efeito holográfico, a traseira do telefone possui a inscrição “nexus”, a câmera de 8MP, o flash de LED e a saída de áudio. O Nexus 4 possui vidro na parte frontal e traseira, sendo parafusado na parte de baixo impossibilitando a retirada da bateria.

Por possuir vidro em ambos os lados, o telefone pode parecer não tão resistente. E não é. Vários usuários relataram sobre o smartphone totalmente destruído após uma queda. Bem, telefones não são feitos para serem derrubados (a menos que seja em um drop-test), mas sabemos que acidentes acontecem. O uso de uma película protetora na tela e uma capa, é a solução ideal para evitar que seu Nexus fique cheio de riscos (que sim, podem ocorrer mesmo com Gorilla Glass) e trinque na primeira vez que visitar o chão.

Tela

Se a LG acertou (ou quase mediante ao vidro na parte traseira) no design do seu primeiro Nexus, o que podemos dizer da tela? Com perfeitas 4,7 polegadas, resolução de 1280 X 728 pixels e tecnologia True HD IPS Plus, o smartphone se sai muito bem na exibição de imagens e vídeos com cores muito mais vivas que algum outro concorrente com tela Super AMOLED, por exemplo.

Nexus-4-Review-Blog-Nerd-e-Geek-3

Contando com Gorilla Glass, a tela do Nexus 4 possui uma leve curva e corresponde muito bem aos toques. Ao usá-lo é possível perceber a rapidez na união de uma ótima tela, excelente processador e Android Jelly Bean.

Câmera

Seria errado dizer que a LG não trabalhou em um boa câmera para o Nexus 4, pois afinal o smartphone faz boas fotos. Porém, também não podemos dizer que neste quesito ele sai na frente dos seus principais concorrentes, já apesar de fazer boas fotos elas não são excelentes.

Veja algumas fotos tiradas com o Nexus 4:

A câmera é sim um quesito muito importante na hora selecionar um smartphone para compra, pois quem quer fotos de baixa qualidade? O Nexus 4 possui uma boa câmera e com certeza agrada grande parte dos seus usuários, mas para os que procuram smartphones com câmeras que podem ser classificadas como excelentes, ele não é um opção. O dispositivo conta com duas câmeras, sendo a traseira de 8 megapixels e frontal de 1.3, flash de LED – que é um auxílio e tanto em ambientes pouco iluminados – e HDR.

O app da câmera do smartphone é super simples e fácil de usar. Para acessar as configurações e ajustes, basta pressionar em qualquer local da tela para ver as opções. A câmera possui foco automático, faz fotos panorâmicas e ainda conta com um recurso interessante chamado de PhotoSphere, que permite aos usuários tirarem fotos em 360º. Veja um exemplo de foto com o PhotoSphere clicando aqui.

Screenshot Câmera Android 4.3

A gravação de vídeos com o Nexus 4 também é boa. A câmera traseira grava em 1080p a 30 frames por segundo, e também tem a função “passagem de tempo” que oferece ao dono do telefone a possibilidade de fazer timelapses. A câmera frontal, com o típico 1.3 megapixel, não deixa o usuário na mão na hora de fazer chamadas de vídeo via Hangouts ou Skype.

Veja o vídeo de teste da câmera:

Bateria

Se Design e Tela foram os pontos fortes e a Câmera o fraco Nexus 4 até agora, a Bateria vem para desempatar. Um dos requisitos mais importantes para qualquer compra de smartphone é a autonomia da bateria. Não há ninguém que goste de correr a procura de uma tomada a todo momento e, felizmente, com o Nexus 4 isso não será preciso. Mas espera aí, você não disse que a bateria é um ponto fraco? Bem, o dispositivo possui uma bateria boa mas não ótima.

Quando comparado aos principais concorrentes, a autonomia do Nexus 4 sai perdendo. É possível utilizar o smartphone o dia todo com Wi-fi ou 3G ativos, GPS, vários aplicativos sendo sincronizados em plano de fundo, ouvir músicas, ver vídeos e também tirar fotos. Em meus testes foi possível ficar o dia todo fora e ainda haver uma boa porcentagem da bateria disponível no fim da noite. Mas se o que você gosta mesmo é de deixar a tela no brilho automático, fazer videochamadas por muito tempo e jogar bastante, a bateria de 2100 Mah do telefone não irá durar muito.

Desempenho

Com 2GB de RAM, processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz e GPU Adreno 320 é de se esperar um ótimo desempenho do Nexus 4. O smartphone trabalha muito bem com diversos aplicativos rodando ao mesmo tempo, é excelente para diversos tipos do jogos, e sua velocidade para qualquer atividade é impressionante.

Em testes de benchmark, o LG Nexus 4 marcou 17003 pontos no AnTuTu Benchmark, 4314 no Quadrant e 1320 no teste de HTML5 do Vellamo.

Testes de benchmark Nexus 4

Testes de benchmark do Nexus 4

É impossível deixar de relatar que o Nexus 4 esquenta muito mesmo com “atividades leves” como usar redes sociais e ouvir música ao mesmo tempo. Em jogos e em videochamadas, o telefone deixará sua temperatura ainda mais perceptível pois as vezes fica até um pouco incômodo manusear algo tão quente. Colocá-lo no bolso após um longo tempo se divertindo com “Temple Run”, por exemplo, não é uma boa ideia.

Sistema

Que o Android é o sistema mais popular do mercado, disso não há dúvidas. Mas também sabemos que boa parte dos smartphones e tablets rodando o sistema possui modificações das fabricantes. Bem, a linha Nexus foi criada especialmente para que o Google pudesse lançar novas versões do robozinho verde na sua mais pura forma.

Além de possui a versão pura do Android, os smartphones da linha Nexus são os primeiros a receber atualizações – que chegam direto do Google e não das fabricantes. O Nexus 4 quando lançado, mostrava ao mundo a versão 4.1 (Jelly Bean) do Android, mas já ganhou atualização para a 4.3 e em breve receberá o mais novo Android 4.4 (KitKat). O sistema atual é belíssimo, veloz e cheio de funções.

A tela de bloqueio do Android já havia sido remodelada com o Ice Cream Sandwich, mas o Jelly Bean trouxe a novidade dos widgets que podem ser adicionados à ela facilitando o acesso as informações. Não há muitas mudanças no launcher do sistema, que continua limpo e funcional. É possível utilizar 5 telas com atalhos para aplicativos e widgets contando a opção de criar pastas com conjunto de apps.

Android Jelly Bean - Blog Nerd e Geek

Tela de bloqueio, homescreen e multitasking no Android 4.3

Google Now

Ele sabe tudo da sua vida!

Outra novidade que chegou com o Android 4.1 e foi muito anunciada nos comerciais do Nexus 4, é o Google Now. O aplicativo não é apenas uma melhoria no app de Pesquisa do Google que já conhecemos, mas sim um assistente pessoal pronto para oferecer diversas informações úteis ao usuário.

Todas vez que você iniciar o Google Now, ele irá te oferecer informações sobre o Clima no local onde você está, na sua casa e no seu trabalho. Além do Clima, o app também mostra quando tempo para falta para chegar em determinado local – locais marcados como “casa” e “trabalho” ou locais pesquisados recentemente no Maps.

As informações do Google Now são mostradas em “Cards”, que podem ser desativados se o usuário quiser. Obviamente para unir diversas informações interessante em um único lugar, o Now precisa saber sempre da sua localização, checar o seu Gmail e Google+ para mostrar cards de aniversários, horários de voos e eventos futuros e também, é claro, saber o que você pesquisa na web a partir do seu Histórico do Google para melhorar a qualidade das informações que o serviço oferecerá. Basicamente, quanto mais você usar o Google Now e quanto mais o aplicativo souber sobre você, melhor ele fica.

É claro que o Google Now é a central de pesquisas do Android, sendo assim é ele que o usuário irá utilizar quando precisar fazer uma busca na web. O legal do app é que você não precisa digitar quando quiser pesquisar, pois basta apertar o botão do microfone que se encontra no widget de pesquisa na homescreen ou no próprio Google Now e dizer o que quer pesquisar. O aplicativo entende muito bem o português e oferece os resultados que você busca, como era de se esperar da Pesquisa do Google, além de contar com a opção de escolher que tipo de resultado o usuário quer, como por exemplo apenas vídeos ou apenas imagens.

Infelizmente o Google Now ainda não responde em português, assim como responde em inglês. Mas mesmo assim continua muito funcional e útil para muitos usuários. Há uma forma de fazê-lo responder as suas pesquisas, mas para isso você irá precisar alterar o idioma do sistema e perguntar em inglês, algo que não é tão interessante para alguns.

Conclusão

O Nexus 4 é um dos melhores smartphones disponíveis atualmente no mercado. Seu preço condiz com as especificações e funções que o produto oferece e, as pessoas que já compraram, não se arrependem. O Nexus 4 é a indicação perfeita para quem procura um telefone com a mais recente versão do Android e sem alterações da fabricante, um excelente processador oferecendo um desempenho incrível para qualquer atividade, uma não ótima mas boa câmera, autonomia de bateria que agrada quem não depende do telefone 24 horas por dia, uma tela com o tamanho ideal e que oferece ótima qualidade e um design belíssimo.

 

No quesito áudio não há muito o que comentar. Sua saída de som fica na parte de traz, é um pouco baixa e o áudio pode facilmente ser abafado quando colocado o telefone em uma superfície plana ou se tampá-la com mão. Com fones de ouvido a experiência de ouvir músicas com o Nexus 4 não é ruim. O Google oferece apenas o aplicativo Music como reprodutor de áudio no Android, mas vale lembrar que a Play Store está lotada de apps que fazem o mesmo e que podem ou não agradar os usuários mais que o Music.

Atualmente é possível encontrar o Nexus 4 apenas na versão de 16GB e nas cores preto e branco, ambas com o efeito holográfico na traseira do dispositivo. A LG não disponibiliza fones de ouvido no kit do Nexus 4, na caixa há apenas o telefone, o manual e o chave de remoção do slot para para Micro-SIM. Além disso, o smartphone não tem suporte para cartão de memória (cartão SD) e isso pode ser ruim para os usuários que gostam de encher o telefone com músicas e vídeos.

Review: Nexus 4
Androd puro com atualizações do GoogleÓtimo designExcelente desempenho com o processador Snapdragon
Sem suporte para cartão SDCâmera deixa a desejarFragilidade
8.8Pontuação geral
Design9.6
Tela9.4
Câmera7.4
Bateria8.2
Desempenho9.3
Sistema9.1