Share Button

A Valve anunciou ontem um recurso muito requisitado pelos usuários da plataforma de jogos Steam, o Steam Family Sharing. Com ele, o usuário poderá compartilhar sua biblioteca de jogos com amigos e familiares, no PC, Mac e Linux. O recurso estará disponível na próxima semana, a partir de um beta limitado.

“Nossos clientes têm expressado o desejo de compartilhar seus jogos digitais entre amigos e familiares, assim como os jogos atuais de varejo, livros, DVDs e outras mídias físicas podem ser compartilhados”, disse Anna Sweet, desenvolvedora de negócios da Valve, em um comunicado.

De acordo com a Valve, o Steam Family Sharing foi projetado para que os usuários possam compartilhar seus jogos com outros usuários, mas os “saves” e conquistas de cada jogo estarão armazenados individualmente na nuvem da Steam de cada jogador. A parte ruim do recurso é que nem todos os jogos poderão ser compartilhados, como os que requem uma chave, conta ou inscrição.

Quanto os DLCs, a Valve disse que poderão ser compartilhadas, mas o usuário que estiver jogando um jogo do qual ele não possui (que foi compartilhado com ele) não poderá comprar um DLC para o mesmo. Além disso, os itens dos jogos não podem ser compartilhados entre contas.

Imagem: Reprodução/EGMNOW

Imagem: Reprodução/EGMNOW

Caso haja algum problema com a conta que o usuário estiver compartilhando determinado jogo, o mesmo poderá revogar o acesso imediatamente. A Valve recomenda que o recurso só seja utilizado com contas que o usuário confie, para evitar complicações. Com o recurso será possível compartilhar uma biblioteca de games com a té 10 dispositivos, mas a utilização simultânea de um jogo é proibido. Se o dono do jogo decide começar a jogar enquanto um amigo está em uma partida do mesmo game, o amigo terá alguns minutos para comprar ou sair do jogo.

O recurso, requisitado há tempos, com certeza agradará os usuários. Ainda que com algumas restrições, não deixa de ser uma forma interessante de deixar que amigos e familiares desfrutem de jogos que você comprou. Os interessados em participar do beta, podem se inscrever através da Comunidade Steam e desejar que tenha a sorte de ser um entre os mil usuários selecionados para o teste.

Via The Verge