Compartilhe!

TuneUp empresa dedicada à fabricação de software de otimização de PCs, revelará artigo os resultados obtidos nos testes realizados em seu laboratório, focados no âmbito dos jogos.

1. Verificar os Drivers

É de extrema importância manter os controladores atualizados para se conseguir uma rápida melhoria no desempenho do PC.

Não importa qual seja a placa gráfica, GeForce, ATI / AMD, Intel, o usuário deve sempre verificar as novidades e atualizações do fabricante antes de jogar os games mais recentes do mercado.

gráfico-1-598x270

2. Desativar Programas

É um fato que o Windows se torna mais lento na medida em que se instalam programas. A atividade em segundo plano que se gera, muitas vezes afeta negativamente a experiência do usuário durante uma partida.

Com TuneUp Program Deactivator este efeito desaparece.

Este ajudante inteligente desativa totalmente os programas enquanto estes não estão sendo usados e os ativa novamente quando são realmente necessários. Desta forma, sem tarefas pesadas em segundo plano, o PC funcionará quase como se fosse novo, e os jogos serão executados mais rápido do que nunca.

TuneUp-Program-Deactivator

Na maioria dos PCs dos testes no laboratório, desativar toda esta atividade teve um efeito visível na melhoria do desempenho.

3. Fazer Overclocking do GPU, com cuidado

Os aumentos da velocidade do relógio do processador e do relógio da memória da placa gráfica podem ter um efeito significativo no desempenho do sistema durante a partida. O usuário deve ter em consideração que o overclocking aumenta a pressão e a temperatura principalmente do hardware, e não somente da CPU ou GPU, portanto, se deve ter muito cuidado ao realizar esta tarefa. Também se deve ter em consideração que o overclocking aumenta consumo de energia, o que pode ter um efeito prejudicial na vida útil da bateria.

overclock

Para fazer overclock da GPU, TuneUp recomenda o uso do GPU Tweak de ASUS. É compatível com uma grande quantidade de chipsets recentes e permite aumentar a velocidade tanto do relógio da GPU como o relógio da memória. Também recomenda testar a utilidade do overclocking de EVGA Precision X para os chipsets móveis, como GeForce GT 650M.

Os testes realizados com Unigine Heaven 4, resultaram em um aumento de 14 a 21 FPS depois do overclocking. No entanto, a melhoria no desempenho foi mais modesta.

4. Fazer um upgrade para SSD

Os discos SSD são infinitamente mais rápidos que os discos rígidos mecânicos. As velocidades de leitura e escritura são fenomenais e o desempenho também é melhor que o do disco rígido clássico. Certamente isto não aumenta a velocidade de quadros (frames) do jogo, mas sem dúvida reduz os tempos de carregamento dos jogos e de seus materiais internos, tais como mapas ou novos níveis. TuneUp testou os discos Samsung 840 de 250 GB e SanDisk Extreme de 480 GB, este último no PC de jogos Alienware X51. A melhoria no desempenho foi impressionante.

5. Atualizar a placa gráfica

10

Este passo é recomendado somente para os usuários de PC de sobremesa. TuneUp queria desfrutar de uma experiência gráfica completa mas não queria gastar mais de R$ 870 (300€), assim que optou pelo melhor investimento de acordo com esse orçamento: uma placa GeForce GTX 660 TI (versão de EVGA) com uns resultados super interessantes.

 

6. Desativar SuperFetch e Prefetch

Tanto SuperFetch quanto Prefetch aceleram o tempo de inicialização do Windows e dos aplicativos instalados. No entanto, para jogos, se detectou um descenso no tempo de carregamento e na atividade em segundo plano quando estas 2 funcionalidades estão ativadas. Por esta razão, TuneUp recomenda a todos os gamers a desativarem estas funcionalidades.

Para realizar este procedimento, deve-se acessar o Painel de Controle, Sistema e Segurança, abrir as ferramentas Administrativas e selecionar “Serviços”. Na lista, procurar “SuperFetch”, clicar duas vezes nesta opção e escolher “Desabilitado”. Logo, deve-se ir ao painel de pesquisa, ou desde o botão iniciar do Windows 7, e escrever “regedit”. Apertar o Enter e navegar até:

“HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\es sion_Manager\Memory_Management\PrefetchParameters”.

Clicar duas vezes em “EnablePrefetcher” e mudar o valor a “0” para desativar a função.

7. Desativar a inicialização automática desnecessária de aplicativos

Anteriormente foi mencionado como TuneUp Program Deactivator pode desativar o carregamento desnecessário de aplicativos em segundo plano e melhorar o desempenho do PC. No entanto, alguns aplicativos com inicialização automática ainda permanecem. A maioria destes são carregados pelo Windows e por alguns aplicativos de outros fabricantes que TuneUp Program Deactivator não detecta. A boa notícia é que TuneUp Startup Manager pode detectar todos os programas que são executados automaticamente e que podem devorar os recursos do sistema na hora de jogar.

Esta ferramenta mostra quais programas podem ser desativados com segurança.

Eis aqui alguns passos simples para que funcione:

1. Uma vez que o TuneUp Utilities 2013 esteja aberto, deve-se ir a “Otimizar sistema”, e selecionar Desativar programas com inicialização automática.

2. Na seguinte aba, encontrará uma lista de todos os programas que se executam em cada inicialização do Windows.

3. TuneUp StartUp Manager é capaz de identificar milhares de elementos comuns e populares de inicialização automática, e informar se estes são desnecessários, como por exemplo o Adobe Reader Quick Launch, ou necessários como Windows Defender.

No painel da esquerda, é possível ver uma descrição da maioria dos programas com inicialização automática, onde dirá exatamente por que cada um está ali e o que faz. Ainda que TuneUp StartUp Manager não fosse capaz de encontrar uma descrição de um elemento, ele dá a opção de pesquisar no Google ou Bing.

TuneUp_Startup_manager

8. Desfragmentar ou fazer um TRIM no disco

defrag-icon

À medida que os dados são escritos ou eliminados do disco rígido, os arquivos se fragmentam e se dispersam fisicamente pelo disco. Em consequência disso, existe uma perda significativa de desempenho, principalmente nos aplicativos multimídia, já que o disco rígido primeiro deve recolher todas estas porções com a finalidade de processar o arquivo por completo.

Os aplicativos multimídia e seus arquivos geralmente ocupam vários GBs, portanto, é vital poder ler todos estes arquivos de forma contínua para um desempenho otimizado. É possível desfragmentar o disco utilizando a ferramenta do Windows que está no Painel de Controle, Sistema e Segurança, na seção Ferramentas Administrativas.

No caso de que o PC tenha um Disco SSD, este não deve ser desfragmentado. Ao invés disso, deve-se utilizar o comando TRIM para otimizá-lo.

9. Utilizar TuneUp Otimização em Tempo Real

Os jogos requerem o melhor desempenho possível da CPU. Com a Otimização em Tempo Real de TuneUp, integrada no TuneUp Utilities 2013, pode-se assegurar um melhor desempenho multimídia. Se um programa que se está sendo executado em segundo plano consome recursos da CPU acima do normal, este programa freará os jogos com os que se está trabalhando ativamente.

Desta forma, TuneUp Otimização em Tempo Real detecta os programas e processos em segundo plano que consomem muitos recursos da CPU e designa-lhes uma prioridade mais baixa, para que os programas que estão sendo usados ativamente voltem a funcionar mais rápido. E, se for um programa recorrente, mostra uma mensagem ao usuário solicitando a desativação do processo, para que somente consuma recursos quando for realmente necessário.

A Otimização em Tempo Real fica ativada de forma automática e funciona silenciosamente em segundo plano, ao apenas instalar TuneUp Utilities 2013.

No próximo artigo serão mostrados os últimos conselhos mais avançados de TuneUp, além das conclusões e resultados ao aplicar estes conselhos nos PCs do laboratório de testes de TuneUp, preparados com os lançamentos mais recentes de jogos.

10. Otimizar o Painel de Controle da NVIDIA

11

Todos os drivers de NVIDIA vêm com seus próprios painéis de controle que permitem ajustar a configuração 3D. Mesmo que muitas opções possam ser configuradas diretamente durante o jogo, algumas não estão disponíveis ou configuráveis apenas desde o driver. Recomenda-se verificar a lista completa de opções e ajustá-las para obter um melhor equilíbrio entre o desempenho e a
qualidade visual.

Para realizar esta configuração de NVIDIA, o usuário deve clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar Painel de Controle de NVIDIA e logo Configuração 3D nas categorias da esquerda. Estes são os valores básicos que podem ser configurados melhorando a qualidade de imagem e sem sacrificar os quadros (frames) por segundo (FPS):

• Anti-Aliasing: A ativação da Correção Gama melhora a qualidade da cor e a Transparência Multisampling melhora a qualidade visual, ambas sem impacto no desempenho.

• Máximo número de fotogramas pré-renderizados = 0, minimiza o lag do mouse e teclado.

• Otimização segmentada: Esta opção deve estar sempre Ativada para os modernos
processadores “multi-core”.

• Filtragem da textura: Esta função mostra como todas as texturas aparecerão em um jogo.

Jogar com os níveis de filtro aumenta os FPS.
O usuário deve testar as demais opções de configuração para ver os efeitos e melhorias que podem supor nos gráficos e qualidade dos jogos.

O usuário deve testar as demais opções de configuração para ver os efeitos e melhorias que podem supor nos gráficos e qualidade dos jogos.

11. Otimizar o Centro de Controle AMD/ATI

O Centro de Controle AMD/ATI é outra fantástica maneira de aumentar o desempenho e a qualidade visual dos jogos. Para acessá-lo o usuário deve fazer clique na área de trabalho do Windows, selecionar “Catalyst Control Center” e logo ir até a seção “Configuração 3D” à esquerda.

Configurando os valores mais importantes como são: SMOOTHVISION HD: Anti-Aliasing, SMOOTHVISION HD: Anisotropic Filtering, Catalyst A.I., Mipmap Detail Level, Wait for Vertical Refresh,o usuário poderá conseguir o equilíbrio adequado entre desempenho e qualidade da imagem. Não existe uma forma correta de configurar o Centro de Controle ATI, isto depende dos jogos que se joguem e da potência da placa gráfica ATI.

Conclusão dos testes:

O que o usuário deve esperar uma vez explorados e realizados os 11 passos para aumentar o desempenho do PC de Jogos? Nos testes no laboratório TuneUp utilizou um PC com Core i7 a 2,8GHz de Disco SSD de 512GB e placa gráfica GeForce 650M. Após atualizar os drivers da placa gráfica, realizar um overclock e desativar todo o carregamento desnecessário do sistema com TuneUp Utilities 2013, estes foram os resultados nos jogos “Bioshock Infinite”,“Tomb Raider 2013” e “Far Cry 3”:

Bioshock

Tomb Raider

Far Cry 3

Graças aos 11 passos descritos, juntamente com a combinação de novos drivers e a otimização de TuneUp Utilities foi possível melhorar a velocidade destes jogos ao dobro da que tinha antes do teste mantendo a qualidade de seus gráficos.

 

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e fique atualizado!

  • Sandro Gabas

    Boas dicas. Este programa também é excelente para dar um up nos jogos: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1

    • Greicy Oliveira

      Muito bom mesmo o PC Faster. Funciona mesmo.

    • Marcio Paulo Kodama

      Uso esse tb! Topppp

  • Fabio Mello

    Para melhorar o desempenho do computador para jogos já existe jeito mais fácil, que é o PC Faster…. o programinha é de graça, simples de usar, melhora o PC como um todo, mas logo na interface já vai notar que tem uma aba especial para gerenciar jogos… demais!!! aqui: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1

  • André Augusto Carvalho

    Tem um programa chamado Pc Faster que é muito bom, deixou meu pc bem mais rápido e com um desempenho muito bom.

  • Daniel Fabricia

    Tune UP realmente é o melhor programas…uso ele já tem 3 anos. Ótimo tutoria, parabénsl!!!!!! PC FAST vem chei de propagandas e não faz a metade que o TUNE UP faz!!!!

  • Fabiano Duarte

    As dicas são realmente boas, alem disso tudo tem que ter um bom programa de antivirus. eu nao tenho essas peças acima mais oque me ajudou bastante no desempenho do meu pc foi o antivirus da psafe, tem umas ferramentas bem legais como oque faz limpeza na memoria.

  • Rodrigo Jacks

    Gostei das dicas, Eu estava tendo problemas sérios com o meu pc. resolvi o problema quando fiz uma limpeza de verdade com o antivírus da psafe, haha agora roda cross fire direitinho, A.V.A tbm. muito bom !

    • Carla Ramos

      Meu irmão joga esses jogos, e eu tenho esse antivírus da psafe no meu pc, mas tenho mesmo pra fazer limpeza e não pro jogo rodar mais rápido rsrs mas se deixa o jogo mais rápido, então a ótimo! rsrs

  • Silmar Pereira

    Super dicas, valeu!! Também recomendo o uso de Advanced System Care, este programa é super prático e possui ferramentas para otimização e também Booster de jogo. Fica a dica!

  • JChupchup

    um programa bom pra limpar o pc é o Revo Unistaller