Compartilhe!

Parapsicologia, vem do grego e sugere o significado etimológico de tudo que está “além da psique”, “além da psicologia” ou mais especificamente, o que está além e, portanto inclui a psique e a psicologia. Neste sentido, podemos dizer que a Parapsicologia é uma Transpsicologia ou se correlaciona diretamente com sua irmã gêmea, a Psicologia Transpessoal e outras áreas das investigações mais avançadas, como a Psicobiofísica, Psicotrônica, Projeciologia e afins.

Pode ser compreendida, a partir de um ponto de vista estrito senso, como o estudo de alegações paranormais e associados à experiência humana, ou seja, as interações aparentemente extra-sensório-motoras entre seres humanos e o meio ambiente. Esses fenômenos também são conhecidos como fenômenos paranormais ou fenômenos Psi.

A Parapsicologia estuda os seguintes aspectos:

1. Clarividência

foto_0912111323437672

Para os rosacrucianos, o termo clarividência significa o poder de enxergar os mundos suprafísicos. É uma faculdade existente em cada ser, mas que se encontra em estado ‘adormecido’ na maioria das pessoas, podendo ser despertada através de exercícios que colocam em choque a glândula pineal e a hipófise.

Com a clarividência despertada é possível que se veja as dimensões superiores e seres que nela moram. Pode se ver também alguns dos sagrados seres elementares conhecidos popularmente como duendes, gnomos, elfos, silfos e fadas.

2. Telepatia

_nueva_ra_3

De acordo com a parapsicologia a  telepatia se define como a habilidade de se obter informações sobre pensamentos, desejos e sentimentos de outra pessoa, sem usar métodos convencionais ou linguagens corporais, verbais, sinais ou escrita. É considerada como forma de percepção extra-sensorial, relacionando-se muitas vezes com premonição, clarividência e empatia.

3. Premonição

zzzz.167 (1)

A premonição é uma percepção do futuro, através da qual os sensitivos podem penetrar nos acontecimentos que virão a acontecer. O tempo e o espaço são limites, apenas, para o mundo físico. Elas não são necessariamente o resultado de algo paranormal nem sobrenatural; é possível que a mente humana seja capaz de uma façanha extraordinária de raciocínio produzir uma vista exata do futuro.

4. Psicocinese/Telecinese

Mente

A psicocinese nada mais é do que a ação da mente sobre um corpo físico. Inclui outros fenômenos como movimentar objetos com a força da mente, fenômenos Poltergeist, materialização e desmaterialização. Estudos desenvolvidos pela parapsicologia demonstraram que a ocorrência da telecinese é possível, mas que não obedece conscientemente às ordens do cérebro, caracterizando-se como um fenômeno espontâneo e inconsciente.

5. Experiência de quase morte

il_fullxfull.270432701
O termo experiência de quase morte ou EQM  é definido como o conjunto de visões e sensações associadas a situações de falecimento iminente, sendo as mais conhecidas Projeção Astral, ‘sensação de serenidade‘ e ‘experiência do túnel‘. Esses, geralmente acontecem quando um individuo é considerado clinicamente morto ou perto da morte.

6. Reencarnação/psicografia

403453_385961054780754_551863886_n

A reencarnação é o retorno do espírito à vida terrena em outro corpo. Atenção: Não confundir reencarnação com RESSURREIÇÃO, já que a reencarnação é um processo natural, na qual todos nós passaremos.

A psicografia é a mediunidade pela qual a pessoa influenciada por espíritos passa a escrever. Pessoas que possuem esse dom, geralmente são chamados de médiuns escreventes ou psicógrafos.

7. Aparições/fantasmas

Fantasma

Fantasmas são supostos espíritos ou almas de pessoas que permaneceram na terra após o seu falecimento. O termo ‘aparição’ é utilizado popularmente, mas não apresenta um sentido exato definido. Nas tradições das culturas primitivas e, contemporaneamente, para os teósofos, as aparições ou fantasmas são, em geral, consideradas manifestações de seres atormentados; um evento nocivo para os vivos.