Compartilhe!

Como prometido, a Canonical está levando o Ubuntu para os smartphones. A versão móvel do sistema foi construída em cima do kernel do Android, mas não usa uma máquina virtual Java e vem com a promessa de usar “todo o poder do telefone.”

O sistema suporta processadores x86 e ARM e será compatível o suficiente para deixar as fabricantes de celulares Android executá-lo em aparelhos com configurações mínimas. Será que temos mais um concorrente no mercado de sistemas móveis?

Anunciado em fevereiro do ano passado, o Ubuntu for Android será o primeiro passo para a evolução do sistema. Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, disse que a função chegará em algum momento desse ano.

Telefones próprios com Ubuntu estão prometidos para 2014, mas segundo o site The Verge, a Canonical possui alguns dispositivos de demonstração em Londres e a imagem para download da plataforma em desenvolvimento estará disponível para o Galaxy Nexus nas próximas semanas. O segundo Nexus da Samsung é o único dispositivo oficialmente suportado pelo Ubuntu por enquanto. As expectativas da Canonical são que os desenvolvedores comecem a utilizar a plataforma e trabalhem com eles para elevar o sistema.

Confira um trailer divulgado pela empresa:

Confira mais sobre a versão móvel do Ubuntu clicando aqui.

Via The Verge

  • Hivo Del

    Faltou aparecer o APP do G+