Share Button

Bryce Harrington comenta em seu blog sobre os esforços que a Canonical está fazendo para fornecer aos usuários do Ubuntu uma experiência de jogo de primeira classe.

Como um membro da equipe Ubuntu Desktop, o mantenedor do X.org, Harrington, desempenha um papel-chave no Ubuntu preparando a chegada do serviço de distribuição de jogos Steam e sua tropa de recém-portados títulos para Linux, bem como melhorando a experiência de jogos existentes a partir da ligação entre Unity3D e The Humble Indie Bundle.

Descrevendo a falta de jogos comerciais no Ubuntu como  uma “verruga notável”, Bryce saúda as contribuições que essas empresas farão para o ecossistema do Ubuntu. De volta ao UDS-Q a grande Electronic Arts antecipou um anúncio dizendo que iria informar os jogadores que seus jogos estão sendo portados para o Linux. Infelizmente este anúncio acabou por ser nada mais do que a notícia de um punhado de jogos baseados em navegador que está sendo adicionado o Ubuntu Software Center.

Foi aqui que as coisas mudaram, o Bundle Humble chegou no Ubuntu, a Valve anunciou os seus planos para a Steam no Linux, e um dos mais populares motores de jogos, Unity 3D, adicionou suporte para Linux.

Os maiores obstáculos no caminho para os jogos são os drivers e pacotes de hardwares diferentes. “Em apoio a tudo isso, muitos de nós na Canonical (e mais da NVIDIA e Intel) têm trabalhado nos bastidores para fazer jogos de portabilidade para o Ubuntu 12.04 mais viável e fazer do jogo um pouco mais fácil em geral”, escreveu Bryce em seu blog. Para este fim, os usuários podem esperar para encontrar pacotes experimentais NVIDIA através do Hardware adicional em breve. Drivers da AMD beta fglrx também serão disponibilizados de forma “similar”, diz Bryce.

No lado do time da Intel as coisas podem funcionar um pouco diferentes, pois a empresa estará fornecendo atualizações para gráficos Intel através das atualizações PPa-x, que alguns podem estar familiarizadosAlém desses esforços individuais também sabemos que a Canonical tem SRU’ed – Atualização de Versão Estável – um Fix Kernel que faz o Open GL 3.0 ficar disponível no Ivy Bridge.

Todas essas mudanças são direcionados para adotantes de ponta como a Canonical está ansioso para levar as pessoas a funcionar em 12,04 com jogos o mais rápido possível após o lançamento.

Todas essas mudanças são porque a Canonical está ansiosa para trazer jogos ao Ubuntu 12.04 o mais rápido possível após o lançamento. Além disso, a Comunidade Ubuntu planeja ter alguma discussão durante UDS-R em Copenhague, na Dinamarca, para gerar idéias e planos para como o Ubuntu pode ser uma opção ainda mais viável para desenvolvedores de jogos comerciais.

Via OMG! Ubuntu!

  • Marco Antonio Bezerra

    Muito boa a matéria… quanto mais empresas e pessoas empenhadas neste projeto melhor….