Compartilhe!

Cientistas da NASA, divulgaram essa semana, informações que reforçam a hipótese de que haja gelo na cratera shackleton, no pólo sul da lua. Entretanto, a quantidade de gelo segundo informações da sonda lunar Reconnaissence Orbiter é menor do que os pesquisadores supunham.

A suspeita da existência de gelo nessa cratera, foi divulgado por cientistas de Massachusettss, que também analisaram as imagens feitas pela sonda, e estimaram que as paredes eram compostas de até 22% de gelo. Agora, com base em novos dados feitos pelo radar da sonda, a NASA afirma que o gelo em suas paredes não passam de 10%.

Vários instrumentos da sonda ajudaram nessa pesquisa, mas apenas o radar penetra na superfície e procura as evidências de depósito de gelo, podendo até sondar a presença de água até 2 metros abaixo da superfície.

A craterashackleton foi batizada em homenagem ao explorador da Antártida. Ela possui 21 km de diâmetro, e 4 km de profundidade. É considerada pela NASA uma base lunar futura, caso seja confirmanda a presença de gelo.