Compartilhe!

O Google faz 14 anos nesta quinta-feira, e celebra a data com um Doodle na página inicial do serviço de buscas. A escolha do 27 de setembro, no entanto, é controversa.

Segundo o próprio Google, a criação da empresa na Califórnia foi formalizada no dia 4 de setembro. Algum tempo depois, Larry Page e Sergey Brin abriram uma conta bancária no nome da nova empresa e depositaram o cheque de Andy Bechtolsheim, de US$ 100 mil, para iniciar a companhia.

Google doodle - 26-09-2012

Exceto pelo dia 4, nenhum outro dia do mês de setembro é citado.

De acordo com o jornal The Guardian, até 2005, a data comemorada era o dia 7 de setembro, data da incormporação da empresa – quando ela passa a ser reconhecida como tal pela lei. A partir de 2005, no entanto, o 27 tem sido a data escolhida. Conforme o site Search Engine Land, o dia foi adotado para anunciar um recorde na indexação de páginas.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas.

O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Via Terra