Share Button

Em 1942 a Disney lançou um curta metragem que acabou por ser tornar um dos mais comentados por apresentar o Pato Donald como um nazista. O polêmico desenho intitulado “Der Fuehrer’s Face” mostra vários soldados, inclusive o pato, cantando para Hitler. Em seguida, ele é levado para trabalhar em uma fábrica de munição lembrando Charles Chaplin no filme Tempos Modernos.

Existe o boato de que o desenho foi banido, mas na verdade é o contrário. O desenho foi relançado em DVD pela Disney em 2004 e chegou a ganhar o Oscar de melhor curta de animação da história dos EUA em 1943.

Confira:

  • Bianca

    O desenho é irônico em relação ao nazismo, faz uma sátira e ainda mostra que nem os próprios alemãs eram bem tratado no governo Hitler, que era uma alienação geral. Não vejo por que não ganhar prêmios, muito bom o desenho, pra quem sabe interpretar é claro.

  • Acho que não merece premios internacionais, é um curta americano para os americanos, claramente tendecionista de um governo em guerra…E acho que todo cuidado é pouco quando se produz videos infantis com opniões unilaterais…não especificamente esse pq hitler realmente era um fdp…mais sim o tanto de enlatado que recebemos formando opiniões entre outros povos

  • Robson de Jesus

    No geral eu gostei muito. Lógico que passa a ser um tanto quanto tendencioso a acariciar o ego americano, mas se levarmos em conta a época em que foi desenvolvivo, num mundo ainda recem nazismificado, merece um 10 pela coragem e ao meu ver fez por merecer os prêmios ganhados, inclusive pela trilha sonora que sempre cativou nas produções disney, mesmo se tratando em algo tão sério. Outro 10 para os sotaques carregados. “Its not the füher gulorriousss?”. Espetacular

  • SenhorSegredo

    Ela interpretou corretamente, você é que não: em momento algum do texto da Jehanny ela diz que a animação exaltava ou homenageava o nazismo ou Hitler. De fato, Pato Donald é um nazista na história, mas só no fim é que descobrimos que ele estava tendo apenas um pesadelo (ufa!), se bem que aquele patriotismo americano forçado já não cola mais. Beijo na nuca, Bianca.

  • e nos somos alienados ao E.U.A (nova ordem) So não precisamos bater condigencia. de fato essa nova ordem vem para democratizar e criar um governo único, mas confesso que tenho medo de isso da merda e sobrar pra mim.

  • Japonese

    Dos EUA é sempre de se esperar que fabriquem “doenças” para depois vender remédio. O nazismo e a guerra foram ótimos para o comércio estadunidense…