Share Button

Guy Fawkes (também conhecido como Guido) foi um soldado inglês católico que participou da “Conspiração da Pólvora” (Gunpowder Plot), que tinha como objetivo explodir o parlamento britânico durante uma sessão, em 5 de novembro de 1605.

A intenção da conspiração liderada por Robert Catesby, era iniciar um levante católico contra a repressão do rei protestante Jaime I, matando-o junto de outros parlamentares protestantes, através da explosão que fora planejada. Guy Fawkes, que era um perito em explosivos, foi colocado para detonar os 36 barris de pólvora colocados sob o prédio do parlamento, mas por conta de uma informação vazada, Fawkes acabou sendo descoberto e preso, antes que o plano fosse posto em prática. E após o seu interrogatório e tortura, São Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato.

Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na “Noite das Fogueiras” (Bonfire Night).

3

Na Graphic Novel “V de Vingança”, de Alan Moore, o personagem usa a famosa máscara de Guy Fawkes e, com isso, a tornou mundialmente famosa.E hoje é uma referência de revolução na cultura nerd/pop.

A relação, ou até mesmo inspiração dos Anonymous com o filme V de Vingança” (V for Vendetta) é evidente. A máscara usada nos protestos do grupo Anonymous é igual, sem tirar nem por. A máscara usada por “V”, o personagem principal da trama, e as semelhanças não param por ai. Os ideais do filme são basicamente anarquistas, buscam igualdade e justiça numa sociedade que precisa ser reestruturada para que isso aconteça. “V for Vendetta” é um filme de suspense lançado em 2006. É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome, de Alan Moore e David Lloyd. O filme se passa em um futuro próximo. Natalie Portman estrela como Evey e Hugo Weaving interpreta “V”, um carismático defensor da liberdade que busca uma revolução.

Com roteiro de Andy Wachowski e Larry Wachowski, dirigido por James McTeigue, o filme é de uma qualidade inquestionável e não é de se admirar que tenha inspirado tantos movimentos revolucionários. O filme tem cheiro de chuva, porém deixa um rastro de fogo, de vontade de mudanças, de revolução por onde passa, e faz isso com a magnificência de um rei.

Da próxima vez que você ver aquele rosto misterioso com bigodes e um sorriso sutilmente sarcástico, lembre-se que por trás dela não existe apenas a inspiração vinda de um filme de ficção… Por trás dela há história, há ideias, há conceitos, e, sobretudo, pensamentos sobre liberdade e justiça.

  • Mah Moreira

    Adorei o post!!

  • BlogGeekIT

    Opa, ótimo post! Muito bom receber um pouco a mais de cultura 🙂 Obrigado pela lição de história!!
    Sei que não precisamos entrar no mérito da questão, mas não consegui conter meus dedos provocadores… Soa até irônico um militar católico “pregar” por liberdade, né não? 😛
    Falow!

    • Jean Santos

      Se tem razão,é irônico ,mas é aquela questão,é só alguém mexer no seu ninho que coisas extraordinárias acontecem…

  • jailson jones pires

    vi este filme varias vezes muito bom

  • Agnes Zuliani

    Por favor, façam a correção. Sob a foto do homem com a máscara está escrito: “Da próxima vez que você ver aquele rosto misterioso…” O correto é “Da próxima vez que você VIR aquele rosto misterioso…”. Ok? Já que este é um blog nerd e geek, então é necessário que se escreva o português corretamente. Grata.

    • Ingrid

      E vc só lê pra ficar corrigindo os outros? Ou prestou atenção no texto e no conteúdo?

    • Valdir Ribeiro

      Gostei! Antes de se meterem a intelectuais, esse caras precisam aprender o bom e velho português.

    • The Flash

      Na verdade, você estava errada e o texto está certo; regrinha básica do prézinho: ver é com os olhos, vir é com os pés.

      Da próxima vez, olha a tora que está no seu olho antes de VER o cisco que está no olho do seu próximo. #pas

  • jean

    Só uma observação, Anonymous não é um grupo!

    • || TeaM Anonymous ||

      Anonymous é considerado um grupo sim, um grupo de hackers, procura na internet antes de comentar, flw.

      E na minha opinião, e um dos mais famosos (Se não o mais famoso no Brasil, inclusive com ataques a sites Brasileiros, que se não me engano entre eles, está o da Caixa Federal)

      • Anonymous

        Grupo não, Anonymous, não agem juntos, eles combinam por redes sociais como o Facebook por exemplo.
        Sim, à quem diga, eles são um grupo, mas ao meu ver, um grupo se mantém unido, sem ninguém entrar ou sair, tomam suas decisões juntos.
        Eles “correm” juntos por um objetivo em comum.
        Lembra da Revolta dos 20 centavos?!
        Foi um movimento protestante organizado pacificamente por eles, porem teve interferência agressiva da força policial.
        Culpa deles?
        Não, mas sim, culpa de quem não sabe, e não conhecem os “Anonymous”, e diz que faz parte para poder destruir patrimônios como bancos etc.

        • Marcos Andre

          Sua definição de “grupo” e “equipe” estão equivocadas , amigo. Apesar de comunicação defeituosa, colaboração fraca e diferenças dos valores pessoais de cada um, o objetivo é o mesmo. Um macro objetivo que visa desestruturar o capitalismo, maior responsável por tornar o mundo esse lugar deplorável, em que os ricos estão sempre pisando as cabeças dos miseráveis.

  • Eder

    …quem neste mundo não sonha em dia ver a justiça a liberdade e a igualdade serem postas a favor de todos.

  • Dalmo Junior

    a mascara fez mais sucesso que o filme rsrsrsrsrs