Share Button

Você sabe o que é Cloud Gaming? Então vou explicar da forma mais facil possível!

É simplesmente você jogando no seu computador ou console sem que esse jogo esteja presente na sua casa, nem por mídia física, nem download. Ele vai estar rodando nos servidores da empresa. O principal serviço nessa área é o Gaikai, que foi comprado pela Sony, pela merreca de 380 milhões de dólares. Com isso em breve podemos esperar esse serviço no PS3, mas claro que eles não vão abolir a mídia física e muito menos os tradicionais downloads, pelo menos não por agora.

A integração dos produtos da Sony com o Gaikai por enquanto será feita de maneira limitada. Em vez de se tornar integrante do PS3, é mais provável que o Gaikai apareça como um aplicativo adicional, para que possa ser possível experimentar demonstrações e jogar uma quantidade limitada de jogos. Tudo indica que mesmo sendo uma parte importante do futuro da companhia japonesa o Gaikai será apenas um complemento para os produtos atuais da Sony e só ganhará mais espaço no futuro.

No entanto deve-se descartar a ideia de um PS4 totalmente dependente da internet, já que isso só diminuiria a popularidade da Sony, algo que não seria muito bom acontecer agora devido a delicada situação financeira da Japa. Dessa forma a próxima geração do console da companhia deve manter a consagrada união entre hardware poderoso, jogos em blu-ray e títulos vendidos em caixas. O Gaikai deverá surgir apenas como uma opção extra, quem sabe apenas para testes de demos.

Sistemas de distribuição digital como o Steam são o espaço ideal para desenvolvedores independentes, que podem lançar seus produtos sem ter que arcar com os custos de distribuição e armazenamento dos games tradicionais. O Gaikai poderia propiciar uma oportunidade ainda melhor para que esses jogos ganhem espaço, através de demonstrações mais fáceis de acessar.

Em vez de ter que gastar tempo e espaço no HD, coisa que a maioria tem pouco (principalmente espaço no HD) baixando a versão de testes de um novo título, bastaria selecioná-lo para começar a jogatina. Isso faria com que um número maior de consumidores se arriscasse a fugir do mundo dominado pelos títulos AAA — Porque, não custaria nada perder tempo testando um jogo indie que parece interessante.

get_img

Para que todas essas possibilidades se tornem verdadeiras, será preciso realizar investimentos em infraestrutura que fogem do alcance da Sony (A japa ta dura). Em países como o Brasil, por exemplo, a oferta de internet banda larga de alta capacidade ainda é restrita a poucos lugares e, mesmo neles, a qualidade da conexão nem sempre é das melhores.

Pelo que tudo indica, as novas funções oferecidas pelo Gaikai, ao menos agora, ficariam restritas a países como os EUA e determinadas partes da Europa. Além disso, é preciso resolver alguns conflitos gerados pelo anúncio da união das empresas — entre as companhias prejudicadas como Samsung, que anunciou recentemente que estava trabalhando junto ao sistema de streaming.

E você, o que pensa sobre o assunto? Acha que essa compra vai resultar em um futuro promissor para os produtos da Sony ou vai resultar na extinção da ‘Japa’ que causará a destruição da raça humana devido a perda? Diz aí.