Compartilhe!

Hoje escolhemos uma marca para quase tudo o que compramos, isso é completamente normal. Assim como muitas das pessoas que gostam de esportes tem seus times favoritos, consumidores de refrigerante por exemplo geralmente tem sua marca ou linha favorita de refrigerante. Defender a marca escolhida acaba sendo uma consequência disso, já que por alguma razão ela possui mais vantagens sobre as outras no nosso ponto de vista.

Nós seres humanos temos hábitos interessantes. Como quando gostamos de algo na web, na maioria das vezes compartilhamos com amigos, ou quando compramos um sorvete por exemplo, se gostamos é quase que automático recomendar a alguém aquele sabor ou marca.

Quando defendemos uma marca ou produto estamos quase nos tornando fãs, com isso vem as críticas para com os concorrentes. No mundo da tecnologia isso não muda. Os exemplos mais comuns são os que preferem usar Windows do que Linux, fãs da Sony vs. os da Nintendo, os que defendem o Facebook vs. os que defendem o Google+ e finalmente chegamos no tema onde a guerra entre fãs é ainda mais interessante, os fãs do Android e os fãs do iPhone (iOS).

Existem assuntos que se forem discutidos entre geeks a discussão pode acabar em briga, o principal deles é sobre a maçã vs. robozinho verde. Não há como não deixar furiosos os fãs da maçã e os fãs do robô da Google quando há uma discussão do tipo! Sem polemizar as coisas, pois é “verdade verdadeira”. Já participei de uma discussão em uma rede social com esse tema e nos comentários haviam fãs do Android e fãs do iPhone e sem demora aquilo se transformou em uma guerra onde os armamentos eram características dos produtos e palavras de convencimento.

Obviamente se temos a oportunidade de escolher, assim faremos. Para alguns fãs é totalmente inaceitável ouvir críticas sobre sua marca ou produto favorito, os mais radicais são denominados “fanboys“, hoje você encontra em qualquer lugar na web um fanboy, desde redes sociais até mesmo em vídeos no YouTube e principalmente nos comentários de postagens de grandes blogs e sites sobre o assunto.

Existe uma diferença entre ter opinião sobre algo e defender aquilo até a morte. Particularmente prefiro o sistema da Google, mesmo assim tenho minhas críticas, porém não são muitas. Como disse no parágrafo acima já participei de uma “discussão” entres fãs do Android e fãs do iPhone, por um lado é até interessante enxergar por outros ângulos quando se está em uma discussão do tipo, mas as vezes a discussão chega em seus limites e se torna uma briga, onde pode ocorrer até mesmo agressões verbais. Essa é uma característica fácil para identificar alguns fanboys.

Para ajudar na construção dessa postagem, convidamos o pessoal que circula nossa página do Google+ a dar sua opinião sobre os dois sistemas. Confira:

“O Android é melhor que a Apple pelo simples fato de você ser livre para fazer o que bem entender do sistema, desde uma simples modificação no design até a troca da ROM inteira. É melhor também pois temos uma grande gama de apps que podemos instalar e de pagos que na maioria das vezes são muito baratos (incluindo os jogos). O Android também permite que eu sincronize minha conta Google com o celular, fazendo backup da minha agenda telefônica e calendário  garantindo que num desastre, minhas informações sejam recuperáveis. Além de claro, por ser baseado em Linux, garantindo um sistema gratuito e de qualidade”. – Willian Alberto da Cruz

Se você é usuário de um produto, na maioria das vezes você tem críticas (boas e ruins) sobre ele, alguns fanboys são considerados “iludidos” por não enxergarem os defeitos nos seus produtos ou marcas favoritas, o fato é que as pessoas tem o direito de escolher, mas as vezes esquecem que o possuem.

Ao comprar algo algumas pessoas simplesmente levam para casa determinado produto ou marca simplesmente por uma imposição de alguém “Você deve comprar tal celular, pois ele é o melhor e ponto final” pode ocorrer do indivíduo nem mesmo saber se aquilo foi realmente feito para ele. No quesito sistema operacional você deve analisar se aquilo realmente é o que mais se adéqua às suas necessidades.

“A liberdade de escolha deve ser mais valorizada que qualquer bem que a terra possa dar.” – David O. McKay

Queremos agora saber de nossos leitores: vocês se consideram fanboys, ou ao menos conhece algum? Quais suas marcas e empresas favoritas? Deixem nos comentários!

  • Renan,

    Sugestão de pauta:

    Guerra entre fans Windows Phone vs Bada, quem tem menos usuários? 😀

  • Felipe Fernandes

    hehehe XD